Convidado
ETHEL MACIEL
VITORIA / ESSecretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA - Ministério da Saúde) | Doutora em Epidemologia | Pesquisadora e Enfermeira
Epidemiologista. Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde. Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Espírito Santo-Ufes (1993), Mestrado em Enfermagem de Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Doutorado em Saúde Coletiva/Epidemiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e Pós-doutorado em Epidemiologia pela Johns Hopkins University (2008). Membro da Comissão de Avaliação de Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da CAPES (triênio 2007-2009 e 2010-2012). Entre 1995 e 2008 coordenou o Centro de Pesquisa Clínica no Hospital Universitário da UFES ligado ao Núcleo de Doenças Infecciosas. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (2008-2012) e do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da UFES. Foi Presidente do IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Vice-reitora da Universidade Federal do Espírito Santo no período de 2013 a 2020. Reitora eleita para o quadriênio 2020-2024 na Ufes, mas não nomeada pelo presidente Bolsonaro. É Professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq em Epidemiologia. Entre 2019 a 2023 foi Presidente da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose (REDE-TB). Coordenou a Comissão de Epidemiologia da ABRASCO. Foi Co-Titular da Cátedra Sérgio Vieira de Mello do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados na UFES. Foi membro do Grupo Técnico Assessor de Tuberculose no Ministério da Saúde. Membro do Grupo Técnico Assessor da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Tuberculose. Membro do Grupo assessor para Eliminação da Tuberculose nas Américas da OPAS/PAHO. Representou o Brasil na Rede Governamental de Pesquisa em Tuberculose dos países do BRICS. Integrou a CÂMARA TÉCNICA de ASSESSORAMENTO em IMUNIZAÇÕES (CTAI). Integrou o Comitê Executivo da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas. Desenvolve suas atividades no Campo da Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos epidemiológicos, epidemiologia de doenças infecciosas, análise de controle de epidemias (COVID-19, Zika vírus, febre amarela, Mpox) e em especial- o estudo da Tuberculose. Desenvolve atividades de divulgação da ciência e combate a desinformação tendo sido colunista de ciência do jornal A Gazeta e comentarista da CBN Vitória. É atuante na causa das Mulheres na Ciência.
Atividades
11/09/2023
Sala 1
08:00 às 09:00 - Conferência: Os desafios da Vigilância em Saúde frente à desinformação
Conferencista
11/09/2023
Sala 11
11:00 às 12:00 - Perspectivas brasileiras para a Reunião de Alto Nível sobre Tuberculose: É possível eliminar a tuberculose como problema de saúde pública no Brasil até 2030? O que está sendo feito?
Palestrante