Dados do Trabalho
Título
Ensaio de liberação de TNF-a para diferenciar indivíduos com tuberculose ativa e sadios a partir da resposta induzida pelos lipídios do Mycobacterium tuberculosis
Introdução
A organização mundial de saúde tem discutido sobre a necessidade de se desenvolver um novo teste de diagnóstico para tuberculose (TB) pulmonar ativa. Em virtude dessa demanda, nosso grupo de pesquisa vem estudando a resposta inflamatória induzida pelos lipídios do Mycobacterium tuberculosis (Mtb).
Objetivo (s)
Avaliar o potencial do TNF-a como biomarcador para diferenciar a TB ativa de indivíduos sadios em amostras de sangue total estimuladas com lipídios do Mtb.
Material e Métodos
As coletas de sangue total foram realizadas em pacientes com TB pulmonar e indivíduos sadios. As amostras foram utilizadas para cultivo com extrato lipídico do Mtb, similar a estratégia do QuantiFERON® TB Gold. As células foram estimuladas por extrato lipídico a uma concentração de 0,01 mg/mL e 0,05 mg/mL por 6, 24, 48 e 72h à 37ºC e 5% de CO2.
Resultados e Conclusão
Após 24 horas (N=3, por grupo) e 48h (N= 7, por grupo) de cultura com o extrato lipídico a 0,05 mg/mL, observou-se que os níveis de TNF-a produzidos pelas células de pacientes com TB foram cerca de duas vezes maiores que os indivíduos sadios. Em comparação ao controle negativo (sem estímulo), a produção de TNF-a-lipídico específica também foi duas vezes maior após 24h e aproximadamente 1032 pg/mL a mais, após 48h. Com 72h de cultivo (N=11, por grupo) com o extrato lipídico a 0,05 mg/mL, os níveis de TNF-a produzidos pelas células de pacientes com TB foram quatro vezes maiores do que indivíduos sadios, mas não foi observado uma produção de TNF-a-lipídico específica. Não foi observada diferença na produção de TNF-a entre os pacientes TB e indivíduos sadios após 6h de cultura com o extrato lipídico à 0,01 mg/mL e 0,05 mg/mL (N=2, por grupo) e após 24h de cultura com o extrato lipídico a 0,01 mg/mL (N=3, por grupo). A partir desses resultados foi possível perceber um potencial diagnóstico para dosagem TNF-a entre pacientes com TB e indivíduos sadios após 48h de cultura com o extrato lipídico à 0,05 mg/mL. Além do mais essa concentração do extrato e o tempo de incubação mostra também que os lipídios foram capazes de estimular somente as células dos pacientes com TB, sugerindo assim um potencial papel dos lipídios no diagnóstico da TB pulmonar.
Palavras-chave
Tuberculose pulmonar, Mycobacterium tuberculosis, Lipídios, teste diagnóstico.
Agradecimentos
II chamada do Programa de Excelência em Pesquisa- Pesquisa e Ensaios Clínicos da Fundação Oswaldo Cruz - PROEP/PEC - Fiocruz/CNPq nº 30/2020. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) 88887.637637/2021-00.
Área
Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Camila Pimentel Sobrinho, Amanda Assis Bittencourt Souza Dantas, Jéssica Dias Petrilli, Sérgio Marcos Arruda, Adriano Queiroz Silva