Dados do Trabalho
Título
BIOECOLOGIA E CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO SOBRE OS ACIDENTES CAUSADOS POR MYRIAPODA (CHILOPODA E DIPLOPODA) NA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS
Introdução
Acidentes com centopéias e milípedes são problemas de saúde pública, geralmente não representam um evento mortal para os humanos. Em razão da benignidade clínica a notificação dos casos e a divulgação do conhecimento da população sobre os acidentes são limitados. Considerando que a Amazônia está entre as principais regiões do mundo em que acidentes com artrópodes são relatados principalmente escorpiões, e que pouco se sabe sobre acidentes com as centopéias (Chilopoda) e milípedes (Diplopoda), grupo de artrópodes denominados de Myriapoda, são de grande relevância estudos sobre essa temática.
Objetivo (s)
Descrever aspectos da bioecologia e do conhecimento da população sobre os acidentes causados por centopeias e milípides na região metropolitana de Manaus.
Material e Métodos
Foram realizadas capturas ativas, em municípios da região metropolitana de Manaus, em horários diurno/noturno, houve identificação taxonômica de espécies a partir de chaves específicas de cada grupo e aplicado um questionário junto a população, sobre o conhecimento e ocorrência de acidentes, usando aplicativo RedCap.
Resultados e Conclusão
Realizaram-se coletas de 60 exemplares (29-48% chilopodas e 31-52% diplopodas); maior quantidade 11(18%) no Rio Preto da Eva; identificadas em chilopoda a ordem Scolopendromorpha e em diplopoda as ordens Polydesmida, Spirobolida e Spirostreptida; 77 pessoas responderam ao questionário; 44 (36%) alegaram saber identificar chilopodas e diplopodas; 74 (49%) não sabem diferenciar os sintomas dos acidentes; 18 (7%) informaram aprender sobre esses organismos na escola; 40 (30%) alegaram saber como proceder em caso de acidentes, e 32 (12%) levariam a UBS; 4 (3%) pessoas já sofreram acidentes, no banheiro, na roça e na mata; 2 sentiram dor de imediato, todos sem sequelas; 35 (26%) o acidente poderia ter sido evitado com informações pelos órgãos de vigilância; 51 (39%) a ocorrência de acidentes justificaria uma campanha maior por parte das autoridades ligadas à Saúde. Portanto, houve registro desse grupo em todos os municípios estudados; a população conhece muito pouco sobre esses grupos e em caso de acidente não procura atendimento médico resultando na subnotificação.
Palavras-chave
Miriápodes, Acidentes, Peçonhentos.
Agradecimentos
Gostaríamos de agradecer a equipe da Coleção de Arthropoda de importância Médica e o centro de entomologia da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado, todos os profissionais de saúde que contribuíram para esta pesquisa e ao financiamento das agencias de fomentos.
Área
Eixo 03 | Acidentes por animais peçonhentos
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Ágata Cristian Lima Silva, Ágata Cristian Lima Silva, Maria das Graças Vale Barbosa Guerra, Maria das Graças Vale Barbosa Guerra, Luís Filipe Alho Silva, Luís Filipe Alho Silva, Marcia Viviana Gonçalves Vallejos, Marcia Viviana Gonçalves Vallejos, Nádelly Karoline Martins Derze, Nádelly Karoline Martins Derze, Sílvia Cássia Brandão Justiniano, Sílvia Cássia Brandão Justiniano, Éder Santos Souza, Éder Santos Souza