Dados do Trabalho


Título

Avaliação da eficácia da administração tópica de lipossomas contendo alumínio-cloro-ftalocianina combinada à terapia sistêmica para tratamento de leishmaniose cutânea causada por L. (L.) major

Introdução

Decorridas várias décadas os compostos antimoniais pentavalentes continuam sendo utilizados como primeira escolha para o tratamento das leishmanioses, incluindo a leishmaniose cutânea (LC), porém, tais compostos apresentam fatores que limitam sua utilização, como: alta toxicidade e a via de administração parenteral. O desenvolvimento de terapias alternativas é desejável. Neste contexto, a terapia fotodinâmica (TFD) tópica associada ao tratamento sistêmico é uma alternativa interessante. A TFD se baseia na ativação de uma molécula fotossensibilizante, como a alumínio-cloro-ftalocianina (AlClFc), a qual produz espécies reativas de oxigênio que induzem a destruição do parasita. Como alternativa para o tratamento oral, o Fexinidazol (Fex), um nitroimidazol, também vem sendo pesquisado para o tratamento da LC. Todavia, tanto AlClFc quanto o Fex apresentam limitações, dentre elas a baixa solubilidade em água.

Objetivo (s)

Assim este trabalho propõe preparar, caracterizar e avaliar a eficácia da administração tópica de lipossomas contendo AlClFc (Lip-AlClFc) em combinação com administração oral de um sistema auto-emulsionável contendo Fex (SEDDS-Fex) para tratamento da LC experimental causada por L. (L.) major.

Material e Métodos

Inicialmente foram preparados o Lip-AlClFc e o SEDDS-Fex, que apresentaram características físico-químicas compatíveis com as vias de administração: tamanho (348 nm e 66,5 mm), índice de polidispersão (0,33 e 0,21), potencial zeta (-2,54 e -21,6) e concentração (10µg/mL e 10mg/mL), respectivamente. Para a avaliação da eficácia camundongos BALB/c foram infectados com L. (L.) major (MHOM/IL/80/Friendlin) e após apresentarem lesões de cerca de 8 mm foram tratados (n=7): Lip-AlClFc (0,02 mg/kg/dia), SEDDS-Fex (50 mg/kg/dia), combinação Lip-AlClFc+SEDDS-Fex, suspensão-Fex (50 mg/kg/dia) e controle (sem tratamento). Os animais receberam 10 sessões de TFD tópica (Lip-AlClFc) em dias alternados e 20 dias consecutivos de SEDDS-Fex ou suspensão-Fex por via oral. Apenas o grupo tratado combinação Lip-AlClFc+SEDDS-Fex levou a redução significativa da carga parasitária na lesão e no baço quando comparado ao grupo controle (p<0,05) e também a cicatrização completa da lesão em 3 animais.

Resultados e Conclusão

Assim, os resultados obtidos neste trabalho apontam que combinação Lip-AlClFc+SEDDS-Fex pode ser promissora para o tratamento da LC causada por L. (L.) major.

Palavras-chave

leishmaniose cutânea
alumínio-cloro-ftalocianina
lipossomas
fexinidazol
sistema autoemulsionável de liberação de fármacos

Agradecimentos

CAPES, CNPq, FAPEMIG

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Raphaela Ariany Silva, Danielle Soter do Nascimento Damasio, Larissa Dutra Coelho, Sávia Caldeira Lopes, Eliane Morais Teixeira, Celso M Queiroz-Junior, Lucas Antônio Miranda Ferreira, Paulo Eduardo Souza, Antônio Tedesco, Mônica Cristina Oliveira, MARTA MARQUES GONTIJO AGUIAR