Dados do Trabalho


Título

INCIDÊNCIA DE HIV E INDICAÇÃO PARA TRATAMENTO DE INFECÇÃO LATENTE DE TUBERCULOSE NO BRASIL

Introdução

O tratamento da Infecção Latente de Tuberculose (ILTB) reduz o risco de adoecimento por Tuberculose ativa, uma das principais causas de óbito em pessoas que vivem com HIV. A indicação para o tratamento de ILTB tem sido associada ao diagnóstico tardio da infecção
por HIV e a dificuldades no acesso à saúde.

Objetivo (s)

Verificar associação entre as taxas de incidência de HIV na população com idade de 18 anos ou mais e a proporção de indicação para tratamento de ILTB nas Unidades Federativas do Brasil entre 2017 e 2021.

Material e Métodos

Estudo ecológico considerando as taxas de incidência de HIV no Brasil. Dados sobre os casos foram obtidos do DATASUS; dados populacionais obtidos do censo do IBGE e indicadores clínicos obtidos do Ministério da Saúde. As análises foram realizadas por
modelagem log-linear de Poisson, cuja variável de exposição foi a proporção de diagnósticos com indicação para tratamento de ILTB; a variável desfecho foi o número de casos novos de HIV notificados por ano e por UF; a proporção de pretos e pardos foi utilizada como variável de ajuste e a população sob risco considerada como termo offset. As análises foram realizadas utilizando apoio computacional do software R e considerado intervalo de confiança de 95%.

Resultados e Conclusão

Os dados apresentam média de 709,6 casos de HIV notificados por ano e por UF, com mínimo de 15 casos no Acre em 2020 e máximo de 4840 em São Paulo em 2018; em média 46,3% dos casos apresentaram primeiro exame de linfócitos T CD4+ com resultados inferiores a 350 células/mL, caracterizando indicação para tratamento de ILTB; a proporção de pretos e pardos apresentou média de 65,5%. O modelo de regressão, ajustado pela variável raça, evidencia associação direta (RT > 1) entre a proporção de diagnósticos com indicação para tratamento de ILTB e a incidência de HIV na população do estudo. Indivíduos que vivem com HIV e têm baixa contagem de linfócitos apresentam maior predisposição para o desenvolvimento de Tuberculose. Os diagnósticos de infecção por HIV com indicação para tratamento de ILTB representam uma proporção importante dentre os casos novos e os resultados obtidos evidenciam essa associação. Aprimorar a detecção precoce de casos e o acesso ao tratamento da ILTB pode contribuir para a redução da mortalidade em pessoas que vivem com HIV.

Palavras-chave

incidência de HIV; Infecção Latente de Tuberculose; regressão de Poisson

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Denise Eliziana de Souza, Léa de Freitas Amaral