Dados do Trabalho


Título

Análise da atividade terapêutica do extrato bioativo de Arthrospira platensis para a leishmaniose visceral

Introdução

Diante do baixo número de drogas disponíveis para o tratamento da Leishmaniose visceral (LV), são necessários estudos para o desenvolvimento de novos compostos com potencial terapêutico para a doença. Dados iniciais in vitro demonstram que a cianobactéria Arthrospira platensis apresenta índice de seletividade superior ao apresentado pela droga de referência para o tratamento humano além de induzir a produção de citocinas do perfil Th1.

Objetivo (s)

Em continuidade a esta pesquisa, o objetivo deste estudo foi iniciar ensaios pré-clínicos para avaliar a atividade terapêutica do Extrato Bioativo de Arthrospira platensis (EAP) para a LV.

Material e Métodos

Para isso, após o cultivo da cianobactéria, o EAP foi obtido pelo método de sonicação. Camundongos da linhagem BALB/c, com aproximadamente 6 a 8 semanas de idade, foram divididos em subgrupos de acordo com os tratamentos. Formas promastigotas de L. infantum foram cultivadas e 2,4x107 parasitos em aproximadamente 0,2 mL foram inoculados nos animais por via intraperitoneal. Após 7 e 35 dias da infecção, o sangue foi coletado para confirmação da infecção e análise de carga parasitária (cp) através de qPCR. Diante da confirmação da infecção, os animais foram tratados durante 21 dias com os diferentes protocolos terapêuticos estabelecidos: EAP (500mg/Kg por via oral); antimoniato de meglumina (SbV) (20mg/Kg por via intraperitoneal); Miltefosina (MTF) (2mg/Kg por via oral), além do PBS sendo usado como controle por via oral. Após 35 dias, observou-se que dos 21 animais, 15 foram positivos, apresentando valores de cp entre 0,32 fg e 8,24 fg, confirmando a infecção.

Resultados e Conclusão

Ao comparar as médias da cp no sangue após tratamento, os grupos tratados apresentaram média de valores menores do que o grupo controle (PBS: 5,09 fg, EAP: 4,70 fg, SbV: 2,63 fg, MTF: 2,08 fg). Ao comparar as médias da cp no fígado, o EAP apresentou um valor expressivamente menor do que o grupo controle (PBS: 17,21 fg, EAP: 0,42 fg; p value < 0,05); além de uma menor média quando comparado aos grupos tratados com as drogas de referência (EAP: 0,42 fg, SbV: 1,42 fg, MTF: 4,32 fg). Ao comparar as médias da cp no rim, o EAP apresentou a menor efetividade neste órgão, ( 2,26 fg). Até o momento, o EAP está apresentando resultados promissores e favoráveis a continuação da pesquisa. Em andamento estão sendo realizadas análises de imunomodulação e reatogenicidade.

Palavras-chave

Atividade antiparasitária. Carga parasitária. Produtos naturais. Tratamento. Leishmanioses.

Agradecimentos

FACEPE, CNPq, FIOCRUZ-Pernambuco.

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

jady Moreira Silva, Carlos Ralph Batista Lins, Kevin Caio Richardson Pereira Santos, Maria Gabriella Nunes Melo, Alexsandra Frazão Andrade, Isabelle Barreto Silva Moreira Reino, Maria Edileuza Felinto Brito, Daniela Araújo Viana Marques, Silvana Fátima Ferreira Silva, Raquel Pedrosa Bezerra, Milena Paiva-Cavalcanti