Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇÃO DE MARCADORES MOLECULARES PARA O DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE PULMONAR
Introdução
A Tuberculose (TB) é uma doença transmissível causada pelo Mycobacterium tuberculosis (Mtb) sendo uma das 10 principais causas de morte em todo mundo. O diagnóstico atual da TB pulmonar se dá, principalmente, através da baciloscopia e da cultura de escarro, entretanto, essas técnicas possuem limitações, sobretudo devido ao tipo de amostra utilizada. Diante disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) salientou a necessidade de um novo teste baseado em biomarcadores e que não utilizasse o escarro como amostra biológica. Em vista a necessidade de implementação de um novo teste diagnóstico, nosso grupo de pesquisa recentemente identificou 23 genes capazes de distinguir com alta sensibilidade e alta especificidade, indivíduos com TB de indivíduos com outras doenças pulmonares (ODP).
Objetivo (s)
Avaliar marcadores moleculares de sangue total como alvos para o diagnóstico da TB pulmonar.
Material e Métodos
Amostras de sangue total de 9 indivíduos sadios (HC) e 10 indivíduos com TB pulmonar foram coletadas em tubos PaxGene e em seguida tiveram o RNA extraído para análise da expressão dos genes FCGR1A, GBP5, IRAK3, PDCD1LG2, MAPK14, CD274, CD59, ICAM1, IFITM1 e PML por RT-qPCR.
Resultados e Conclusão
As análises preliminares mostraram diferenças nos níveis de expressão dos genes FCGR1A, GBP5, IRAK3 e PDCD1LG2 entre os grupos TB e HC. A análise da Curva de Características de Operação do Receptor (ROC) foi aplicada para as avaliações de sensibilidade, especificidade e AUC e os genes FCGR1A e GBP5 demonstraram um melhor desempenho em distinguir os grupos analisados. Os genes FCGR1A e GBP5 demonstraram ser potenciais alvos para o diagnóstico da TB, uma vez que tiveram uma boa capacidade discriminatória entre indivíduos TB e indivíduos saudáveis.
Palavras-chave
Tuberculose pulmonar, expressão gênica, marcadores moleculares.
Agradecimentos
Equipe P0 - LASP; Programa de Expansão da Educação Profissional (PROEP); Programa de Excelência Acadêmica (Proex) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Área
Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado
Autores
Thainá Matos Horta da Silva, Camilly Beatriz Guedes de Andrade Hipólito, Luana Evangelista de Araújo, Jéssica Dias Petrilli, Sérgio Marcos Arruda, Adriano Queiroz