Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Guillain-Barré–Relato de caso

Objetivos(s)

Relatar o caso de um paciente adulto acometido pela Síndrome de Guillain-Barré. Evidenciar os sinais e sintomas apresentados pelo paciente, desde o início da manifestação sintomatológica, bem como suas alterações com a evolução do caso. Além de demonstrar a forma de diagnóstico e o tratamento indicado para a referida doença.

Relato do Caso

Guarda escolar, 60 anos, procedente de Nova Dimensão (RO), relata que no dia 15/3/2023 apresentou uma febre muito alta. No dia 29/3/2023 apresentou fraqueza muscular ascendente, que iniciou na região distal dos membros inferiores e evoluiu para a cabeça no período de 3 dias. Realizou exames, os quais indicaram quadro de parestesia em membros inferiores e perda da força e sensibilidade. A TC de crânio mostrou sinais de redução volumétrica encefálica e degeneração aterosclerótica em artérias intercranianas e hipodensidade de substância branca bi-hemisférica, usualmente atribuído a glicose/rarefação da mielina em território de pequenas artérias. Além disso, foi detectada uma calcificação grosseira no lobo frontal, justa ventricular, medindo 1,5 cm. Em 05/04 apresentou piora do quadro: não conseguia permanecer em pé. Diante disso, foi diagnosticado com a síndrome de Guillain-Barré, pelo exame ENMG, já que evidenciou um padrão desmielinizante e evolução subaguda, acometendo os quatro membros de maneira assimétrica, e possível perda axonal secundária prejudicada. Em 11/04 realizou exame de LCR, apresentando dissociação de proteínas citológicas. Em 17/04, teve início o tratamento com Imunoglobulina humana, com 6 doses diárias, 100ml cada, EV, durante 5 dias. Após início do tratamento, o paciente relatou melhora, com diminuição da dormência nas mãos e na face. Além disso, conseguiu levantar-se do leito sem apoio. No exame físico houve melhora no fortalecimento muscular. Além do tratamento farmacológico, o paciente também iniciou fisioterapia diária, a qual o médico recomendou continuar após receber alta.

Conclusão

A síndrome de Guillain-Barré é uma neuropatologia inflamatória de caráter autoimune. Há destruição da bainha de mielina através de um organismo infectado, que induz uma resposta imunológica e produz essa ação de desmielinização. Após confirmado o caso, pela ENMG e exame de LCR, foi de extrema relevância o tratamento do paciente através da IG humana e fisioterapia. Por fim, vale ressaltar a importância do diagnóstico e tratamento precoce da síndrome, considerando a eficácia no prognóstico. Assim, é evidente a necessidade de estudos dessa síndrome.

Área

Eixo 14 | Outro

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Jaime Vieira de Araujo Junior, Camily Vitória Batista, Joanny Dantas de Almeida, Jennifer dos Santos Ferreira, João Gabriel Rodrigues, Thais Cristina Dias Santana Silva, Mariana Kely Diniz Gomes de Lima, Luís Fernando Matos Bastianini