Dados do Trabalho


Título

TUBERCULOSE ASSOCIADA À DIABETES MELLITUS: UMA ANÁLISE DO PERFIL EM RONDÔNIA

Introdução

A tuberculose (TB) é causada pelo Mycobacterium tuberculosis e pode acometer vários tecidos do corpo humano, além do pulmão. Por se tratar de uma afecção oportunista em sua forma sintomática, predomina em grupos específicos, tais como pacientes com Diabetes Mellitus (DM) que possuem uma susceptibilidade maior quando comparado com a população em geral.

Objetivo (s)

Analisar o perfil dos casos de coinfecção TB/DM em Rondônia no período entre 2015 e 2020.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo, realizado de forma transversal e abordagem quantitativa. Realizou-se um levantamento das variáveis sociodemográficas e clínicas dos casos de TB coinfectados com DM notificados no SINAN entre 2015 e 2020. Considerou-se como critérios, aqueles com idade igual ou superior a 18 anos e que residiam no estado, e como exclusão, aqueles que foram transferidos para outros estados para conclusão do seu tratamento. Os dados foram armazenados no programa Microsoft Excel e analisados por meio de estatística descritiva no software Epiinfo, versão 7.2.5.0., após atender aos preceitos éticos.

Resultados e Conclusão

Dos 4.451 casos de TB em Rondônia no SINAN durante o período analisado, a maior taxa de detecção (4,05/100 mil hab.) de coinfectados TB/DM ocorreu no ano de 2019, sendo o maior coeficiente de incidência da coinfecção, principalmente entre os idosos (1,5/100 mil hab.), além de nenhuma notificação em crianças ou imigrantes no período analisado. A maioria dos casos de coinfecção TB/DM era no sexo masculino (69,3%), raça/cor parda (59,0%), fundamental incompleto (46,1%), população privada de liberdade (3,4%), profissionais de saúde (1,7%), beneficiário de programa de transferência de renda do governo (12,4%), caso novo (83,7), forma clínica pulmonar (91,0%), baciloscopia de escarro positiva (62,7%), radiografia de tórax suspeito para TB (83,7%), baixo percentual de cura (72,5%) e elevado para o abandono (14,6%). Dessa forma, estes resultados obtidos são de extrema importância para o desenvolvimento de ações e estratégias de controle da coinfecção TB/DM devido à morbimortalidade, perpetuação da cadeia de transmissão, promoção do manejo adequado dos casos e superação da fragmentação do cuidado, visando a integralidade da assistência.

Palavras-chave

Tuberculose; Diabetes; Coinfecção; Epidemiologia.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Pedro Henrique Cardoso Duarte, Luiz Henrique Maciel Feitoza, Rebeca Sousa Braga, Bruna da Silva Nobre, Mariana Borges Rodrigues Felix, Dyenifan Roberta Gomes Solis, Lorena Teixeira da Silva, Tatiane Cabral Siqueira, Daniele Silva de Souza, Nathalia Halax Orfão