Dados do Trabalho


Título

Realidade Aumentada em Saúde Pública: uso da tecnologia nas ações educativas

Introdução

A Realidade Aumentada (R.A.) é definida como a tecnologia que permite a sobreposição de objetos virtuais a imagens reais, favorecendo um enriquecimento da realidade com conteúdo mais dinâmico. Aplicações com R.A. permitem trabalhar temas em um ambiente interativo e exploratório, além de favorecer uma aprendizagem atrativa e motivadora. Aplicada em áreas como biologia, física e química, a R.A. possibilita trabalhar com objetos de difícil visualização e sem o uso de laboratórios especializados. Nas ações educativas em Saúde Pública, por exemplo, a aplicação da R.A. permite o ensino acerca das doenças parasitárias de forma dinâmica, além de auxiliar na promoção de ações e na divulgação científica.

Objetivo (s)

Aplicar a tecnologia de Realidade Aumentada em cartões informativos sobre agentes transmissores de doenças, como recurso para ações em educação e saúde.

Material e Métodos

Os cartões informativos (cards) foram construídos a partir de fotografias de lâminas didáticas e imagens do Canva. Para as ilustrações, utilizou-se o Adobe Illustrator® e a criação do conteúdo em realidade aumentada foi produzida pelo site Blippar©.

Resultados e Conclusão

Foram construídos 11 cards com integração em R.A., englobando o subfilo Hexapoda (Lutzomyia longipalpis, Triatoma infestans, Dermatobia hominis, Anopheles darlingi e Tunga penetrans); representantes do filo Platyhelminthes (Taenia solium e Schistosoma mansoni) e do filo Nematoda (Ascaris lumbricoides, Ancylostoma braziliense, Enterobius vermiculares, Trichuris trichiura). Cada card conta uma ilustração, além de informações acerca do nome popular e científico do organismo. Com a projeção em R.A., é possível visualizar uma imagem real do parasita e informações sobre a doença, como sintomas e medidas profiláticas. Os cartões produzidos compõem o acervo da exposição permanente da Coleção de História Natural da UFPI e permitem que o público interaja e se familiarize com as principais doenças parasitárias, bem como com os agentes envolvidos na transmissão e as formas de prevenção. Aliado a isso, o uso dos cards atua na divulgação científica ao abordar temas relevantes em saúde de forma lúdica, trazendo informações ao público não especializado e favorecendo a orientação sobre os principais agentes parasitários e as respectivas doenças. Espera-se que a partir da produção de cards, a R.A seja aplicada como recurso didático às ações de educação em saúde e ao ensino de doenças parasitárias, a exemplo das ações da CHNUFPI.

Palavras-chave

Realidade Aumentada; Doenças parasitárias; Educação em saúde.

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Kléssia Denise Soares dos Santos Sousa, Luciano Barroso de Carvalho, Mauro Sérgio Cruz Souza Lima, Maria Regiane Araujo Soares