Dados do Trabalho


Título

Aumento da captação de rumores na vigilância baseada em eventos realizada pelo CIEVS Campo Grande-MS

Introdução

No contexto da vigilância de emergências em saúde pública é necessário a captação de rumores, definidas como notícias veiculadas em meios de comunicação digitais, cujas fontes são informais ou desconhecidas. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) tem a atribuição de realizar a vigilância baseada em eventos (VBE), com o desenvolvimento de ferramentas para captação de eventos de forma oportuna, para adoção de medidas de prevenção, a fim de evitar surtos e epidemias. A Organização Mundial da Saúde coordena o Epidemic Intelligence from Open Sources (EIOS) que reúne iniciativas, redes e sistemas existentes para fortalecer a inteligência de saúde pública. O EIOS capta notícias veiculadas nas mídias de todas as áreas de abrangência. Entretanto carece de fontes nos contextos municipais e estaduais, havendo a necessidade de buscar notícias referentes a esses escopos de outra maneira. A fim de preencher esta lacuna, o CIEVS-Campo Grande (CIEVS-CG) desenvolve um processo de trabalho que visa a captação de notícias em sites e blogs com agilidade e acurácia.

Objetivo (s)

Descrever a utilização da aplicação Feedly na detecção de rumores na vigilância baseada em eventos em âmbito municipal e estadual
Descrever as vantagens decorrentes da utilização do Feedly

Material e Métodos

Trabalho descritivo sobre a utilização do Feedly na VBE realizada no CIEVS-CG de janeiro a abril de 2023. Na etapa inicial foi realizado um levantamento de sites e portais de notícias referentes ao estado de Mato Grosso do Sul e cidade de Campo Grande com respectiva identificação do Really Simple Syndication (RSS). Na sequência foi criada uma pasta com todos os feeds agregados para visualização das notícias em um único site. Na rotina diária, o profissional de saúde, responsável pela detecção de rumores, faz a leitura e triagem das notícias.

Resultados e Conclusão

O aplicativo Feedly concentra as notícias em um único site e facilita a busca, sem precisar “navegar na internet”. O processo torna-se mais ágil e menos cansativo. Foi identificado um incremento do número de informações úteis captadas em tempo hábil. O número de rumores locais (estaduais/ municipais) detectados no ano de 2023 foi 277, dentre eles 43 detectados no Feedly, representando 15,5% das informações. Conclui-se, portanto que a utilização de agregadores de feed podem ser uma solução válida para a coleta de informações de diferentes fontes e auxiliar na detecção precoce de possíveis eventos de saúde pública.

Palavras-chave

Centro de Comunicações de Emergência, Rumores

Agradecimentos

CIEVS-CG

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Vanessa Coelho de Aquino Benjoino Ferraz, Victor Vohryzek Ferezin, Margarete Knoch, Thaís Dayane Avalos Martins da Silva, Cláudia Juliana Monteiro da Silva Souza, Caroline Macksyr Curvo Cavalcanti, Clélia Adriana de Oliveira Leite, Alessandra Lyrio Barbosa Giroti, Mônica Corvalan Machado, Veruska Lahdo