Dados do Trabalho


Título

ALFABETIZAÇÃO EM SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA EM INDIVÍDUOS COM E SEM A DOENÇA DE CHAGAS: UMA ANÁLISE DO GRUPO SAMITROP

Introdução

Objetivo (s)

Avaliar a alfabetização em saúde e sua associação com as características sociodemográficas, clínicas e de Qualidade de Vida (QV) de indivíduos com e sem Doença de Chagas (DCh).

Material e Métodos

Estudo transversal no qual os participantes são provenientes de dois hemocentros localizados nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Os participantes com a DCh foram identificados na doação de sangue por diagnóstico sorológico e aqueles sem a doença foram doadores com sorologia negativa. A alfabetização em saúde foi avaliada pelo SALPHA-18, classificados em duas categorias: adequada, inadequada. Aqueles indivíduos que declararam não saber ler e escrever foram classificados como analfabetos. A QV foi avaliada pela escala WHOQOL-Bref, em que a maior pontuação indica melhor QV. Realizou-se análise descritiva para as variáveis categóricas e quantitativas, já para avaliar a relação entre variáveis sociodemográficas, clínicas, e de QV e a resposta alfabetização em saúde foram ajustados modelos de regressão logísticos ordinais assumindo razões de chances proporcionais.

Resultados e Conclusão

Um total de 611 participantes foram incluídos, sendo 328 com DCh e 283 sem a doença. A alfabetização em saúde adequada, inadequada e analfabetos nos indivíduos com DCh foi de 40,2%, 65,5% e 76,1%, e nos indivíduos sem a doença foi de 59,8%, 34,5% e 23,9%. Melhor alfabetização em saúde foi associada ao sexo feminino, OR: 1.91 [1.34 - 2.71]; residentes em São Paulo, OR: 3.15 [2.09 - 4.75], idade < 56 anos, OR: 3.05 [2.12 - 4.39]; renda ≥ 2.200, OR: 2.93 [2.04 - 4.21]; de cor branca, OR: 0.61 [0.41 - 0.91]; e em indivíduos sem DCh, OR: 0.26 [0.18- 0.38]. Conclusão: foi encontrada alta prevalência de analfabetismo e letramento em saúde inadequado, principalmente na presença da DCh. Estes achados evidenciam a necessidade do estabelecimento de uma comunicação clara entre profissionais de saúde e pacientes visando o conhecimento necessário ao autocuidado.

Palavras-chave

Doença de Chagas; Letramento em saúde; Doenças Negligenciadas; Doadores de Sangue.

Agradecimentos

National Institutes of Health-NIH (concessão Nº 5U19AI098461).

Área

Eixo 14 | Outro

Autores

Nayara Ragi Baldoni, Nayara Dornela Quintino, Ana Carolina Oliveira Gonçalves, Ariela Mota Ferreira, José Luiz Padilha Silva, Antonio Luiz Pinho Ribeiro, Claúdia Di Lorenzo Oliveira, Ester Cerdeira Sabino, Calreci Silva Cardoso