Dados do Trabalho


Título

Alterações na expressão e localização da Cx43 na cardiomiopatia chagásica crônica

Introdução

A cardiomiopatia chagásica crônica (CCC) é uma das manifestações clínicas doença de Chagas (DC), caracterizada por elevada morbi-mortalidade. As arritmias cardíacas são a principal causa de morte súbita nesses pacientes, podendo estar associada com alterações na proteína Cx43.

Objetivo (s)

Analisar a expressão e localização da Cx43 em modelo animal e em corações de pacientes com CCC, e no modelo de microambiente inflamatório in vitro.

Material e Métodos

Camundongos C57BL/6 com 6 e 12 meses de infecção com a cepa Colombiana do T. cruzi e controles não-infectados foram submetidos à avaliação funcional (ergometria e ECG), eutanasiados e os corações coletados para análises histopatológicas, imunofluorescência (anti-Cx43T; Cx43S368, Cx43S325/328/330 e N-caderina), Immunogold e RT-qPCR da Cx43 e citocinas. Amostras de corações explantados de pacientes com CCC (n=3) foram analisadas por imunofluorescência, assim como os cardiomiócitos da linhagem H9c2 e cardiomiócitos derivados de iPSC (CM-iPSC), que foram estimuladas com citocinas pró-inflamatórias (TNF, IL-1β e IFN-γ; 10 ng/ml/48h), simulando o microambiente inflamatório da CCC.

Resultados e Conclusão

Camundongos com CCC apresentaram diferentes graus de arritmias como o BAV ou TVP, e pior desempenho físico em relação ao controle em ambos os tempos de infecção (6 e 12 meses). Observamos intenso infiltrado inflamatório multifocal e fibrose, com significativo aumento da expressão gênica das citocinas nos corações. Através da imunofluorescência observamos a predominância da Cx43T nos discos intercalares no grupo não-infectado, enquanto no grupo CCC foi observado a presença da Cx43T nas membranas laterais e citoplasma dos cardiomiócitos, o que também foi observado para as formas fosforiladas Cx43S368 e Cx43S325/328/330. A marcação de Cx43T e N-cad e do Immunogold confirmou a Cx43 fora dos discos intercalares no grupo CCC. Nos corações humanos observamos resultados semelhantes, com prevalência da Cx43 fora dos discos intercalares. Adicionalmente, in vitro, observamos o microambiente inflamatório induziu dispersão da Cx43 pelo citoplasma, enquanto os CM-iPSC apresentaram redução significativa no tempo de condução do potencial de ação quando comparados ao controle. A expressão e distribuição da Cx43T e fosforiladas estão alteradas na CCC, o que pode contribuir para o estabelecimento de distúrbios de condução elétrica e ocorrência de arritmias.

Palavras-chave

Doença de Chagas, T.cruzi, cardiomiopatia, Cx43, Arritmia

Agradecimentos

Equipe LETI/ITS; Pronex; Capes; CNPq

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado

Autores

BRENO CARDIM BARRETO, Maria Vitória Gomes das Neves, Carine Machado Azevedo Cardoso, Cássio Santana Meira, Girlaine Café Santos, Simone Garcia Macambira, Fábio Rocha Fernandes Távora, João David de Souza Neto, Ricardo Ribeiro dos Santos, Antonio Carlos Campos de Carvalho, Milena Botelho Pereira Soares