Dados do Trabalho


Título

Macrófagos de camundongos que expressam o gene humano da proteína de transferência de colesterol esterificado (CETP) infectados por Leishmania (L.) amazonensis apresentam atividade reduzida de arginase e promovem a produç&atilde

Introdução

As leishmanioses são causadas por protozoários do gênero Leishmania e manifestam-se como doenças cutâneas ou viscerais. A leishmaniose cutânea é caracterizada pelo desenvolvimento de lesões consequentes a um processo inflamatório persistente na pele que ainda é pouco compreendido. O colesterol é um fator chave nas infecções por leishmaniose devido ao seu papel na dinâmica das membranas celulares. A proteína de transferência de colesterol esterificado (CETP) é um regulador chave do metabolismo do colesterol e também contribui para a resposta inflamatória em condições infecciosas.

Objetivo (s)

Investigar a influência da CETP sobre a resposta inflamatória em macrófagos infectados por Leishmania (L.) amazonensis.

Material e Métodos

Macrófagos derivados da medula óssea de camundongos machos transgênicos que expressam o gene da CETP humana (CETP) e seus controles irmãos selvagens (WT) foram infectados com promastigotas de leishmania L. amazonensis em fase estacionária de crescimento, na proporção 5:1 (parasitos/célula) a 32 °C por 4 h. Após a lavagem, o meio foi completado e as células foram cultivadas por 24, 48 e 72 h na mesma temperatura. Foram avaliados: a carga parasitária e taxa de infecção nos macrófagos, a atividade da L-arginina no lisado celular e no sobrenadante da cultura, a produção de óxido nítrico (NO).

Resultados e Conclusão

Observamos uma diminuição significativa na carga parasitária no grupo CETP em 48 h pós-infecção. Redução na atividade da arginase em 4 h e um aumento na produção de NO em 4 e 24 h em comparação ao grupo WT.
Os dados sugerem uma modulação diversa da resposta imune pela infecção por Leishmania (L.) amazonensis em macrófagos derivados de medula óssea de camundongos CETP em relação ao controle WT.

Palavras-chave

CETP: proteína de transferência de colesterol esterificado, leishmania, leishmaniose cutanea, macrófago, arginase, óxido nítrico.

Agradecimentos

Apoio FAPESP 2018/14340-1, CNPQ (Bolsa Capes) e DIREX- LIM FMUSP 2022

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

Francisca Elda Batista Dantas, Kelly Gomes Santana, Christiane Ozaki, Cinthia Siess Portugal, Bernardina Amorin Uscata, Edite H Yamashiro-Kanashiro, Hiro Goto, Patrícia Miralda Cazita