Dados do Trabalho
Título
Associação entre o polimorfismo de nucleotídeo único rs2234246 no gene TREM1 e a ocorrência da síndrome congênita do Zika
Introdução
A síndrome congênita do Zika (SCZ) é um conjunto de malformações induzidas pela infecção pelo vírus Zika (ZIKV) e os mecanismos subjacentes envolvidos em sua ocorrência ainda não são totalmente compreendidos, contudo, estudos apontam para a influência da resposta imune inata nesse processo. O receptor de ativação do tipo 1 expresso em células mieloides (TREM-1) é um receptor de superfície celular que desempenha papel fundamental na amplificação e regulação da resposta inflamatória na resposta imune inata. Juntamente com fatores epidemiológicos e ambientais, os fatores genéticos do hospedeiro são sugeridos como importantes para a ocorrência e desenvolvimento da SCZ.
Objetivo (s)
Este estudo investigou a associação do polimorfismo de nucleotídeo único (SNP) rs2234246 no gene TREM1 como fator de risco para a SCZ.
Material e Métodos
Foi realizado um estudo caso-controle, no qual o SNP rs2234246 foi genotipado, por qPCR, usando ensaio TaqMan™, em uma amostra populacional do estado de Sergipe, Brasil, composta por crianças com SCZ e suas mães. Outras infecções que poderiam induzir lesão neurológica foram descartadas por testes sorológicos. O grupo controle foi composto por mães e suas crianças saudáveis, equiparados com o grupo caso por local de residência e período de nascimento das crianças. Todas as associações foram avaliadas comparando os grupos por meio de regressão logística univariada usando o software R, com o pacote “SNPassoc”, e/ou através do software GraphPad Prism 9, utilizando o teste de Qui-quadrado ou o teste Exato de Fisher.
Resultados e Conclusão
Os resultados mostram uma associação entre o alelo C no TREM1 rs2234246 em mães infectadas com ZIKV durante a gravidez, com o aumento da suscetibilidade à ocorrência de SCZ em suas crianças. Este alelo foi igualmente associado à presença de SCZ nas crianças, indicando um possível estado de debilidade da resposta inflamatória nessas crianças. Esses achados sugerem que variações no gene TREM1 em gestantes infectadas com ZIKV e em suas crianças podem influenciar o risco de ocorrência da SCZ, enfatizando o papel da resposta imune inata na ocorrência desta patogênese e colocando o gene TREM1 como importante candidato para estudos futuros.
Palavras-chave
Infecção viral. Microcefalia. TREM-1. Vírus Zika. Polimorfismo genético.
Agradecimentos
FINEP; CAPES; CNPq e FAPITEC/SE.
Área
Eixo 08 | Arboviroses
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Camilla Natália Oliveira Santos, Lucas Sousa Magalhães, Adriana Barbosa de Lima Fonseca, Ana Jovina Barreto Bispo, Roseane Lima Santos Porto, Jaira Vanessa de Carvalho, Angela Marida da Silva, Mauro Martins Teixeira, Roque Pacheco de Almeida, Priscila Lima Santos, Amélia Ribeiro de Jesus