Dados do Trabalho


Título

Tuberculose Resistente aos Antimicrobianos em Rondônia

Introdução

A tuberculose (TB) resistente aos antimicrobianos acontece em virtude do abandono ao tratamento, seja pela falta de conhecimento sobre a doença pelas pessoas acometidas por TB, estigma, dificuldades no acesso às unidades de saúde, falhas na organização dos serviços e vínculo com a Atenção Primária à Saúde.

Objetivo (s)

Identificar os fatores de risco para a resistência aos antimicrobianos em pessoas acometidas por TB em Rondônia, no período de 2015 a 2020.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo-analítico, do tipo caso-controle, para identificar os fatores de risco para a resistência ao antimicrobianos em pessoas acometidas por TB pulmonar diagnosticados e notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Foram incluídas as pessoas com registro de resultado do teste de sensibilidade (positivo ou negativo) e Teste Molecular Rápido para a TB (Detectável sensível ou resistente à Rifampicina), e residentes no estado de Rondônia. A variável pareada foi o ano de diagnóstico e a razão de pareamento igual a 1. A coleta de dados ocorreu por meio do levantamento das variáveis sociodemográficas, clínicas e de diagnóstico. Posteriormente, foi realizado análise descritiva dos dados, cálculo das taxas de incidência, teste qui-quadrado e Odds Ratio, com os seus respectivos intervalos de confiança e valores de p, adotando-se um nível de significância de 5%, após atender aos preceitos éticos.

Resultados e Conclusão

Foram selecionados 68 casos e 68 controles, na qual se identificou evidências de que residir em Porto Velho tem maior chance de resistência aos antimicrobianos quando comparada à população geral (OR=2,27; IC95%: 1,09-4,77). Não foram identificadas evidências de associação estatística entre resistência medicamentosa e as demais variáveis sociodemográficas, perfil clínico e aspectos relacionados ao diagnóstico. Observou-se que a falta de realização do teste de sensibilidade e do registro na (retro)alimentação do sistema de informação interferiram na identificação dos casos e controles para este estudo, na medida em que possui um elevado percentual de abandono, o qual pode interferir no desenvolvimento de cepas resistentes e no conhecimento sobre a real magnitude de cenário. Por fim, questiona-se, ainda, sobre a não prioridade também do Brasil para a resistência aos antimicrobianos, tal como já ocorre para a TB e coinfecção TB/HIV quando comparado com os demais países.

Palavras-chave

Tuberculose; Resistência a Medicamentos; Pesquisa Operacional; Epidemiologia.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Rebeca Sousa Braga , Melisane Regina Lima Ferreira, Pedro Henrique Cardoso Duarte, Ivonete Ferreira Oliveira, Bruna Andrade Santos, Suyane Reis Nogueira, Vivianne Gomes Feitosa, Jaine Nascimento Xavier, Rafaele Oliveira Bonfim, Nathalia Halax Orfão