Dados do Trabalho


Título

Educação por pares como estratégia inovadora de compartilhamento de conhecimento sobre tuberculose no ambiente escolar (Expo-TB): um estudo piloto.

Introdução

Manaus é a capital com maior taxa de incidência de tuberculose (TB) no Brasil. Em 2022, foram notificados 2.639 casos novos (Tx. Inc. 117/100 mil hab.), sendo 179 em < 15 anos (Tx. Inc. 27,6/100 mil hab.). Entre 2017 e 2021, a média de desfecho desfavorável do tratamento nessa faixa etária foi de 21% (entre abandono, óbito e TB-DR). A Educação por Pares (EP) é uma estratégia educacional onde os pares educadores e estudantes trabalham juntos como parceiros no processo de ensino-aprendizagem. EP tem sido utilizada com sucesso em algumas condições, como saúde mental e HIV/Aids. Entretanto, o uso de EP para disseminação do conhecimento sobre TB nas escolas é pouco conhecido.

Objetivo (s)

Promover o aprendizado colaborativo por pares sobre TB entre crianças e adolescentes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Manaus–AM.

Material e Métodos

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2023 realizou-se: visita à escola (1), reunião com gestores e professores para apresentação do Projeto Expo-TB (2) e rodas de conversa entre docentes e profissionais para contextualizar a temática e as estratégias de como integrar o conhecimento sobre TB em sala de aula (3). Em março, os estudantes se dedicaram à criação de material educativo para apresentar de forma lúdica no dia da Expo-TB. A avaliação de resultados se deu a partir dos materiais educativos criados pelos alunos e apresentados na exposição.

Resultados e Conclusão

360 estudantes produziram 36 materiais educativas sobre TB, sendo 01 peça teatral, 01 poesia, 01 paródia, 02 painéis, 01 palestra e 30 cartazes, com informações sobre transmissão, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção da TB. Os materiais educativos foram apresentados pelos alunos juntamente com os professores e profissionais de saúde durante a Expo-TB. A estratégia de EP durante a Expo-TB se configurou como ferramenta para implementação de ações de educação em saúde sobre TB no ambiente escolar. O papel multiplicador de conhecimento de TB de crianças e adolescentes para suas famílias e comunidade precisa ser investigado.

Palavras-chave

Tuberculose. Educação em Saúde. Educação por pares.

Agradecimentos

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Autores

Dinah Carvalho Cordeiro, Daniel Souza Sacramento, Tyane Almeida Pinto Jardim, Janice Albuquerque Carneiro, Lara Bezerra de Oliveira, Lourdes de Araújo Souza, Tatyana Costa Amorim Ramos, Euclides José de Souza Neto, Andresa Carraro Rocha, Jair dos Santos Pinheiro, Marcelo Cordeiro dos Santos