Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico dos casos de coinfecção de Leishmaniose Cutânea e HIV reportados na Região Norte no período de 2015 a 2022

Introdução

A leishmaniose tegumentar americana (LTA) é uma doença causada por protozoários do gênero Leishmania que infectam células do sistema imune e é considerada uma afecção dermatológica. No Brasil, sete espécies de Leishmania estão relacionadas com os casos humanos. A ocorrência de LTA em pacientes HIV positivos possui baixos registros no Brasil, entretanto, pode ser um problema pois o os pacientes podem apresentar diversidade clínica, quadros mais graves, disseminação e refratariedade ao tratamento habitual.

Objetivo (s)

No presente estudo verificamos as principais características dos casos de coinfecção entre LC e HIV notificados na região norte no período de janeiro de 2015 a dezembro de 2022.

Material e Métodos

Para descrever o perfil epidemiológico dos casos de coinfecção LTA/HIV notificados na região Norte nós utilizamos os dados, identificados do Sistema Nacional de Notificações a Agravos (SINAN). Técnicas de estatística descritiva foram utilizadas para sumarizar as informações contidas nos dados.

Resultados e Conclusão

De janeiro de 2015 a dezembro de 2022 foram notificados 75.569 casos de LTA, dos quais 556 envolveram coinfecção. Cerca de 82% das coinfecções ocorrem em mulheres, 86% apresentam raça/cor autodeclarada de não branca e mediana de idade de 34 anos. A proporção de casos de pacientes LTA/HIV que recidivam é de 11,2% cerca de duas vezes mais quando comparadas a pacientes que não apresentam coinfecção. Além disso, 11,9% apresentaram a forma mucosa da doença. O perfil observado alerta para a diversidade clínica da LTA em pacientes com HIV. Apesar desta associação ser pouco descrita, provavelmente, com a expansão epidemiológica de infecções envolvendo HIV e LTA mais casos de difícil terapêutica serão relatados, impactando questões socioeconômicas.

Palavras-chave

Epidemiologia, Agravos, Vigilância.

Agradecimentos

FIOTEC, CNPq

Área

Eixo 14 | Outro

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado

Autores

Antonio Marques Pereira Junior, Moreno Magalhães de Souza Rodrigues