Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE COMPARATIVA DO DESEMPENHO DE ANTÍGENOS RECOMBINANTES QUIMÉRICOS DO Trypanosoma cruzi FRENTE A TESTES COMECIAIS

Introdução

O diagnóstico sorológico da doença de Chagas (DC) crônica é realizado através de imunoensaios indiretos, cujos desempenhos dependem, dentre outros fatores, da preparação antigênica usada para detecção de anticorpos anti-Trypanosoma cruzi. De fato, testes que usam antígenos recombinantes quiméricos apresentam maiores valores de sensibilidade e especificidade comprados àqueles que usam extratos brutos ou semipurificados do parasito. Nos últimos anos, quatro antígenos recombinantes quiméricos do T. cruzi (IBMP-8.1, -8.2, -8.3 e -8.4) foram desenvolvidos e seu uso validado para o diagnóstico da DC crônica. Estudos de comparação de métodos são relevantes para incorporação de novas tecnologias no mercado.

Objetivo (s)

Comparar o desempenho diagnóstico dos quatro IBMP-ELISA com testes diagnósticos disponíveis no Brasil.

Material e Métodos

Foram utilizadas 100 amostras positivas e 86 amostras negativas para a DC, todas elas previamente caracterizadas conforme recomendações vigentes. Para este estudo, os resultados obtidos utilizando os quatro IBMP-ELISA foram comparados àqueles obtidos pelos testes comerciais: Biolisa Chagas Recombinante (Bioclin), o Chagatest ELISA recombinante v.3.0 (Wiener lab.) e o Imuno-HAI Chagas (Wama Diagnóstica), os quais foram realizados segundo as instruções dos fabricantes. Os resultados foram avaliados através de parâmetros de desempenho que caracterizam um teste diagnóstico.

Resultados e Conclusão

Os testes de ELISA utilizando os quatro antígenos IBMP e o Chagatest ELISA apresentaram valores de sensibilidade, especificidade e acurácia de 100%. O Imuno-HAI identificou duas amostras como falso-negativas, o que lhe conferiu sensibilidade de 98%, especificidade de 100%, acurácia de 99% e um índice de Kappa de Cohen de 0,98, representando concordância quase perfeita com o padrão-ouro. Já o Biolisa Chagas obteve sensibilidade de 100%, no entanto, três amostras foram identificadas como falso-positivas, conferindo a ele especificidade de 97%, acurácia de 98% e índice de Kappa de Cohen de 97%, representando uma concordância quase perfeita. Os testes utilizando os antígenos IBMP apresentaram desempenho diagnóstico superior ou igual aos testes comerciais atualmente em uso no mercado nacional, sugerindo que podem ser incorporados ao portifólio de testes comerciais usados no Brasil para o diagnóstico sorológico da DC crônica.

Palavras-chave

Trypanosoma cruzi, Imunodiagnóstico, ELISA, diagnóstico sorológico

Agradecimentos

CNPq, CAPES, FAPESB, Fiocruz-INOVA

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Autores

Natália Erdens Maron Freitas, Débora Silva Amorim, Isabela Machado Serrano, Denis Augusto Argolo Campos, Felipe Silva Santos Jesus, Rosangela Andrade Almeida, Daniel Dias Sampaio, Emily Ferreira Santos, Ramona Tavares Daltro, Tycha Bianca Sabaini Pavan, Fred Luciano Neves Santos