Dados do Trabalho


Título

COVID-19: Estudo in silico entre proteases e esteroides cardiotônicos

Introdução

O Coronavírus é um vírus que causa infecções respiratórias. As proteínas depositadas no PDB 6LU7, 6LZG e 6WX4 são relevantes na replicação e transcrição viral. Os esteroides cardiotônicos consistem em compostos promissores em diferentes proteínas, sendo alvos moleculares, como a atividade antiviral e efeito terapêutico. Para tanto, a Digoxina e a Ouabaína são fármacos descritos para doenças cardíacas e têm atividade antiviral contra Coronavírus. Com isso, avaliar a interação destes compostos frente a proteínas do Coronavírus é relevante.

Objetivo (s)

Avaliar a interação de esteroides cardiotonicos frente a proteínas do Coronavírus.

Material e Métodos

De posse da estrutura dos compostos foram observadas suas características em relação a regra de Lipinski, além disso observou-se suas características utilizando a plataforma online SWISS. As etapas de ancoragem molecular foram iniciadas utilizando a estrutura cristalográfica das proteínas, nesta etapa, os ligantes foram gerados e refinados pelo programa Chimera. A seguir, os ligantes refinados foram acoplados a proteína cristalográfica utilizando o programa Autodock Vina, orientados para o sítio de ligação através da caixa (grid box) com dimensões (x,y,z) de 20Å e coordenadas (x,y,z), com arestas de 1Å, em triplicata gerando complexos ligante-receptor na Plataforma do MolAr -BR512018052442-7.

Resultados e Conclusão

Na análise baseada na regra de Lipinski e pela plataforma online SWISS observa-se que todos os compostos atendem ao critério da Regra de Lipinski, em que cLogP <5. A seguir, os esteroides cardiotônicos foram orientados de forma similar no sítio de ligação da proteína cristalográfica. Os ligantes cristalográficos complexados as proteínas possuem ligações eletrostáticas e de van der waals. Os esteroides cardiotônicos possuem conformações farmacofóricas semelhantes. O resultado sugere que estes compostos são capazes de se ligar ao receptor. Na ancoragem molecular realizada a energia variou entre -5,0 e -8,6kcal/mol. Sendo relevante o desenvolvimento racional de fármacos, em que se utiliza de ensaios in silico, abordagem deste estudo.
Este conhecimento auxilia na triagem de compostos bioativos com características farmacodinâmicas e/ou farmacocinéticos determinadas. Para tanto, as metodologias empregadas neste estudo, tem como principal objetivo a caracterização de potenciais alvos. Estes dados e discussões permitem inferir a importância do presente estudo.

Palavras-chave

Drug design, coronavirus, esteroides cardiotônicos

Agradecimentos

CAPES, FAPEMIG, CNPQ, UFSJ.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Amanda Luisa Fonseca, Ana Gabriela Finamore, Leandro Augusto de Oliveira Barbosa