Dados do Trabalho


Título

ESQUISTOSSOMOSE E SANEAMENTO BÁSICO NOS MUNICÍPIOS DE MANIFESTAÇÃO ENDÊMICA DO INTERIOR BAIANO

Introdução

A esquistossomose é uma doença parasitária endêmica, persistente e negligenciada que está relacionada a determinantes sociais do processo saúde. Um dos fatores é a falta de acesso ao saneamento básico. Pesquisas recentes têm mostrado uma relação entre esquistossomose e condições precárias de saneamento.

Objetivo (s)

Este estudo tem como objetivo descrever as características do saneamento básico e da esquistossomose nos municípios de manifestação endêmica no Recôncavo da Bahia.

Material e Métodos

Foi realizado um estudo descritivo com levantamento de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Os indicadores referentes à esquistossomose foram extraídos de amostras de fezes coletadas em escolares dos municípios de Conceição do Jacuípe (886), Dom Macedo Costa (264), Laje (854), Muniz Ferreira (554) e São Félix (883), de instituições públicas e particulares dos municípios localizados no estado da Bahia, a partir do Inquérito Nacional de Prevalência da Esquistossomose mansoni e Geo-helmintoses (INPEG) em 2011. Os dados relativos ao saneamento foram obtidos do Censo do IBGE de 2010. Todos os dados foram coletados no período de março a maio do ano de 2018.

Resultados e Conclusão

Os municípios apresentaram dados semelhantes em relação ao sexo. No entanto, a faixa etária mais afetada foi a de 12 a 17 anos, e os alunos de escola pública tiveram uma maior frequência de infecção, representando 97,32% (218) das amostras positivas. Nenhuma cidade estudada tinha cobertura universal de saneamento na época do levantamento de dados, e todas apresentaram baixos indicadores de saneamento. Embora São Félix tenha a maior cobertura de rede de esgoto, também apresentou a maior frequência de infectados (20,5%) e quando comparado o tipo de instituição houve 177 casos em públicas e 9 em particulares. Possivelmente, a maior prevalência de esquistossomose em estudantes de escola pública relaciona-se um nível socioeconômico insatisfatório e baixa cobertura de saneamento básico, visto que os dados obtidos indicam que a manifestação endêmica de esquistossomose foi mais relevante em escolares de instituições públicas em São Félix, sendo também relevante o uso do Rio Paraguaçu, importante massa aquática que banha aquela cidade, como destino de dejetos provenientes de esgoto doméstico.

Palavras-chave

Esquistossomose; Saneamento Básico; Perfil de Saúde; Doenças Transmissíveis

Agradecimentos

Não houve financiamento do estudo.

Área

Eixo 07 | Helmintíases

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Milena Takamiya SUGAHARA, Andréia Andréia Vanessa Carneiro de MORAIS, Sandro Silveira SOARES SOBRINHO, Davi Teixeira SILVA, Antônio KAWAKAME NETO, Eduardo Mateus dos Santos BARBOZA, Simone Seixas CRUZ, Ana Lúcia Moreno AMOR