Dados do Trabalho


Título

Biotecnologia aplicada à produção de antivenenos: Novas abordagens para a melhoria do Soro Antielapídico (SAEL)

Introdução

Parte dos acidentes ofídicos brasileiros são causados por cobras corais e o tratamento específico é a aplicação do Soro Anti-Elapídico (SAEL), produzido contra as espécies M. corallinus e M. frontalis. No entanto, a disponibilidade dessa peçonha é escassa, o que afeta diretamente sua disponibilidade na cadeia de produção do SAEL no país.

Objetivo (s)

Neste contexto, este projeto propõe a produção e validação uma Proteína Multi-Epitópica recombinante (PMEr-cor) como imunógeno alternativo para substituir, ao menos em parte, o uso do veneno de M. corallinus na produção do SAEL.

Material e Métodos

Para atingir este objetivo, foi construída uma sequência composta por epítopos previamente validados, bem como novas sequências epitópicas mapeadas in silico das principais toxinas do veneno de M. corallinus – Toxinas de três dígitos e Fosfolipases do tipo A2.O gene que codifica este imunógeno foi clonado e transformado em cepas de E. coli BL21-DE3. A PMEr-cor foi expressa, purificada, caracterizada imunoquimicamente e utilizada na imunização de coelhos. Um grupo de animais foi inoculado com a PMER-cor para caracterização de seu potencial imunogênico; outro grupo foi imunizado com a PMER-cor substituindo a peçonha de M. corallinus, acrescida do veneno de M. frontalis; e no terceiro grupo foram administrados os venenos brutos, simulando a produção do SAEL.

Resultados e Conclusão

Os resultados mostraram que a PMER-cor é imunogênica, sem induzir reatividade cruzada significativa frente aos venenos brutos de Micrurus sp, quando utilizada sozinha, conforme verificado por ELISA e Western Blot. O soro produzido contra a PMEr-cor juntamente com o veneno de M. frotalis demonstrou desempenho superior em neutralizar a ação do veneno in vitro. Ensaios in vivo estão em andamento e serão avaliados. A implementação da PMEr-cor poderia atualizar a produção do SAEL, reduzindo a demanda por veneno de M. corallinus e contribuindo com a cadeia de produção do antiveneno no Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave

Biotecnologia; antiveneno; cobra coral

Agradecimentos

Agradeço à Fundação Ezequiel Dias e seus servidores pelo zelo, acolhimento e ensinamentos durante os experimentos. Agradeço também as agências de fomento CNPQ, CAPES e FAPEMIG pelo suporte financeiro ao projeto.

Área

Eixo 03 | Acidentes por animais peçonhentos

Autores

Gladstony de Oliveira-Souza, Samuel Mendes de Assis, Elaine Henriques Teixeira Pereira, Ana Luiza Bittencourt Paiva, Clara Guerra-Duarte, Carlos Delfin Chavez-Olortegui