Dados do Trabalho
Título
Interação in silico da chalcona (2E,4E)-1-(2-hidroxi-3,4,6-trimetoxifenil)-5-fenilpenta-2,4-dien-1-ona sobre a enzima cruzaína de Trypanosoma cruzi
Introdução
Trypanosoma cruzi é o causador da doença de Chagas (DC), infecção de alta morbimortalidade. O principal fármaco disponível para o tratamento é o benznidazol, que apresenta segurança e eficácia limitadas. Assim, é necessária a busca por novas substâncias promissoras e novos alvos terapêuticos. Nesse contexto, a enzima cruzaina (TcCr) tem sido considerada um alvo promissor, uma vez que é a principal protease desse parasito.
Objetivo (s)
Avaliar a interação da chalcona (2E,4E)-1-(2-hidroxi-3,4,6-trimetoxifenil)-5-fenilpenta-2,4-dien-1-ona (CPNC) com a enzima cruzaína de T. cruzi (TcCr).
Material e Métodos
Foram realizadas simulações de docking molecular, por meio do programa AutoDock Vina, para avaliação da interação teórica de CPNC com TcCr (PDB: 3IUT). As interações foram comparadas com a do inibidor cocristalizado tetrafluorofenoximetil cetona (KB2). A energia de afinidade (ΔG) foi utilizada como parâmetro da estabilidade da ligação, em que os valores ideais fossem menores que -6,0 kcal/mol. Como critério de aceitabilidade da simulação, foi utilizado valor de RMSD (Root Mean Square Deviation) menor que 2,0 Å.
Resultados e Conclusão
Foi observado que CPNC interagiu com regiões do sítio catalítico da cruzaína, em um sítio diferente do KB2. Ocorreram ligações de hidrogênio entre o anel A de CPNC e os resíduos de aminoácidos GLY42A e HIS43A da enzima. Também ocorreram interações hidrofóbicas com o resíduo LEU45A e o anel B de CPNC. As interações estavam dentro do critério de aceitabilidade, com RMSD de 1,934 Å. Além disso, CPNC demonstrou interação teórica mais estável que KB2, com valores de ΔG de -6,4 e -5,8 kcal/mol, respectivamente. Portanto, CPNC demonstrou possível interação com a cruzaína, o que pode auxiliar no entendimento do mecanismo de ação da molécula sobre o parasito.
Palavras-chave
Trypanosoma cruzi; doença de Chagas; chalconas; Docking molecular
Agradecimentos
Os autores agradecem ao CNPq, CAPES e FUNCAP pelo apoio financeiro.
Área
Eixo 06 | Protozooses
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado
Autores
Lyanna Rodrigues Ribeiro, Emanuel Paula Magalhães, Naiara Dutra Barroso Gomes, Felipe Ramon Cunha da Silva, John Washington Cavalcante, Marcelo Morais Gomes Maia, Márcia Machado Marinho, Emmanuel Silva Marinho, Hélcio Silva dos Santos, Alice Maria Costa Martins, Ramon Róseo Paula Pessoa Bezerra de Menezes