Dados do Trabalho


Título

Níveis de mercúrio em puérperas associados ao consumo de peixe, na Região do Xingu.

Introdução

A alimentação tem sido apontada como uma das principais vias de exposição ao Metilmercúrio (MeHg), particularmente relacionadas com a ingestão de alimentos contaminados, como o peixe. A investigação dos níveis de mercúrio (Hg) em amostras de pescado já vem sendo realizada ao longo dos anos na região norte, com o intuito de observar os avanços da contaminação local. Além disso, estudos já demonstraram que a dieta pode afetar a absorção e a biodisponibilidade do mercúrio no organismo e que alimentos como o açaí e a castanha podem ajudar a minimizar a intoxicação devido a suas características antioxidantes. Nesse sentido, a observação do ambiente é tão importante quanto o monitoramento das pessoas, e possibilita entender o ciclo da exposição.

Objetivo (s)

Analisar a associação entre as concentrações de HgTotal em amostras cabelo e a ingestão semanal de peixe, em parturientes da região do Xingu.

Material e Métodos

Este foi um estudo transversal descritivo e analítico, envolvendo 105 puérperas do município de Altamira-PA. A concentração total de mercúrio foi medida pela espectrofotometria de absorção atômica. As amostras de cabelo de aproximadamente 50 a 100 fios de cada participante foi obtida a 1cm adjacente do couro cabeludo da região occipital logo após o parto. Essas amostras foram submetidas à análise através da espectrofotometria de absorção atômica para determinação do HgTotal, no Laboratório de Toxicologia Humana e Ambiental do Núcleo de Medicina Tropical da UFPA. A determinação da precisão foi obtida por quantificação em duplicata e a acurácia foi estabelecida através de padrão de referência internacional IAEA 085. A reprodutibilidade foi demonstrada pela linearidade r = 1 por meio de curva de calibração consistindo em cinco pontos (0, 10, 20, 50, 100). Os resultados foram expressos em μg /g(ppm).

Resultados e Conclusão

Do total de 105 mães que participou do estudo, nenhuma apresentou valores de mercúrio acima de 1 µg/g. A concentração média de HgTotal em cabelo foi de 0,314 µg/g. Dentre as características demográficas das mães, 77,14% possuíam idade maior que 20 anos, a cor/raça parda foi predominante em 82,00% e a maioria das entrevistadas não possuía renda (34%). Dentre aquelas que consumiam pescado, a maioria possuía baixo consumo, e os níveis de mercúrio eram 0,085 μg/g para o cabelo. Os resultados mostram baixos níveis de exposição ao mercúrio e não houve de correlação significativa das concentrações de HgTotal em cabelo e o consumo de pescado.

Palavras-chave

Mercúrio, Puérperas, Pescado

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

André Luiz Amorim, Fabiana Costa Cardoso, Laura dos Santos Barros, Géssica Fortes Tavares, Ana Paula da Silva Costa, Jacqueline Nogueira da Silva, Renan Rocha Granato, Sidney Amaral da Silva, Márcia Cristina F. de Silva, Maria da Conceição Pinheiro