Dados do Trabalho


Título

Frequência de pacientes com chikungunya que preenchem critérios para doenças inflamatórias reumáticas: metanálise

Introdução

O vírus chikungunya (CHIKV) é pertencente ao gênero Alphavirus, sendo o mosquito Aedes Aegypti o principal vetor. A Febre Chikungunya é um eminente problema de saúde pública em regiões tropicais. Essa doença é caracterizada por três fases, sendo que uma porcentagem considerável de pacientes, evoluem para a fase crônica com persistência de alguns sintomas, principalmente, dores articulares e neuropáticas. Essas e outras manifestações clínicas se aproximam de quadros de doenças reumatológicas, como a artrite reumatoide(AR), as espondiloartrites, espondilite anquilosante e artrite psoriásica. Atualmente não há um consenso se a infecção causa uma doença crônica articular própria ou seria o gatilho imunológico para o aparecimento das doenças reumáticas.

Objetivo (s)

Avaliar quantos pacientes com chikungunya preenchem critérios para artropatia crônica e AR.

Material e Métodos

Estudos observacionais foram pesquisados até novembro de 2022 nas plataformas eletrônicas de dados: PubMed; Embase; LILACS e Cochrane Library. Os desfechos primários incluíram a ocorrência de artropatia crônica. O desfecho secundário foi a proporção de pacientes que preencheram os critérios de classificação para AR. Foram realizadas análises de subgrupo e de sensibilidade. O protocolo foi registrado no PROSPERO (CRD42020211430) e a redação foi baseada na declaração PRISMA 2021. A metanálise foi realizada no software R versão 3.6.0.

Resultados e Conclusão

Foram incluídos 38 estudos publicados entre 2008 e 2011 com participantes predominantemente do sexo feminino (68%). A frequência global de pacientes com chikungunya com critérios para artropatia inflamatória foi igual a 58%. A avaliação do critério diagnóstico para chikungunya por análise de subgrupo demonstrou que 59% baseiam os critérios por meio de ambos exames clínicos e laboratoriais; 63% por exames clínicos e 56% por exames laboratoriais. A frequência global de pacientes com chikungunya com critérios de classificação para AR foi igual a 14%. A avaliação do critério diagnóstico por análise de subgrupo demonstrou que 10% obtiveram os critérios pelo ACR/1987 e 16% pelo ACR/EULAR. Os resultados indicaram elevada frequência de pacientes com chikungunya que evoluem para artropatia crônica e, também, entre chikungunya e AR.

Palavras-chave

Chikungunha. Artropatia inflamatória. Artrite Reumatóide. Epidemiologia.

Agradecimentos

Área

Eixo 08 | Arboviroses

Autores

Deivson Mendes Macedo, Nathalia Sernizon Guimarães, Enágio Amorim Xavier, Mariana Peixoto Guimarães Ubirajara Silva e Souza, Adriana Maria Kakehasi, Viviane Angelina de Souza