Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA TUBERCULOSE E CAPTAÇÃO DE CASOS NOVOS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 NO MUNICÍPIO DE GRAVATÁ, PERNAMBUCO, BRASIL

Introdução

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Ela afeta principalmente os pulmões, mas pode se manifestar em outras partes do corpo. A tuberculose é uma doença transmitida por meio da inalação de gotículas que contêm a bactéria, geralmente quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala.
Em todo o mundo, a tuberculose é uma das principais causas de morte por doenças infecciosas, especialmente em países de baixa e média renda. Ainda assim, é possível prevenir, tratar e curar a tuberculose.

Objetivo (s)

Este estudo teve como objetivo analisar o perfil dos pacientes acometidos por tuberculose nos residentes do município de Gravatá-PE, que é influenciado por vários fatores, incluindo as condições sociais e de saúde da população.

Material e Métodos

Foi realizado um estudo epidemiológico descritivo de acordo com dados coletados no sistema oficial de registros de notificação SINAN NET, onde foram tabulados no programa para análise local de base de dados, Tabwin. Foram analisados os casos de tuberculose notificados entre os anos de 2018 a 2022.

Resultados e Conclusão

O período analisado mostrou um total de 140 casos de tuberculose pulmonar, 26 Extrapulmonar e 02 na forma pulmonar + extrapulmonar. Em relação ao sexo, o masculino apresentou o maior percentual de captação, correspondendo a 70,8%. Quanto a idade, a faixa etária mais acometida foi entre 25 a 54 anos. Em relação ao tipo de entrada, 75,6 % foram de casos novos. Analisando a raça cor, a cor parda obteve o maior percentual dos casos declarados. Percebeu-se um aumento no número de casos novos de tuberculose no ano de 2022, devido a estratégia de ação para o diagnóstico da covid-19 no município, onde foi realizada uma busca nos casos negativos para diagnóstico do SARS CoV-2. Os casos que eram descartados para covid-19, o município aproveitou a oportunidade para realizar coleta de amostras para diagnóstico da tuberculose, onde conseguiu-se uma melhor captação dos casos de tuberculose. Estratégias como essa, impactam positivamente para diagnóstico e tratamento oportuno que são essenciais para controlar a doença e reduzir seu impacto na saúde pública.

Palavras-chave

Saúde pública, Tuberculose, Epidemiologia.

Agradecimentos

Equipe Técnica da Vigilância em Saúde de Gravatá, Secretaria municipal de Saúde de Gravatá, Prefeitura Municipal de Gravatá

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

TÁRCILA KALYNA DE ALMEIDA ALVES SABORIDO, JOSIVALDO OLIVEIRA DA SILVA JUNIOR, DANIELA BANDEIRA ANASTÁCIO, CLEITON CUNHA NASCIMENTO, ISABELLA TAMIRES BATISTA DA SILVA VIEIRA, AURELINA ANA DE MEDEIROS, ANDERSON BRUNO OLIVEIRA, ANDERSON BRUNO OLIVEIRA, ANDERSON BRUNO OLIVEIRA