Dados do Trabalho


Título

IMUNOPATOLOGIA DA MEDULA ESPINHAL LOMBAR DE CAMUNDONGOS INFECTADOS PELA VARIANTE ANTIGÊNICA 3 DO RABV EM UMA CINÉTICA EXPERIMENTAL

Introdução

A raiva é uma encefalomielite zoonótica causada pelo Lyssavirus rabies (RABV), que afeta humanos e outros mamíferos. O RABV é um vírus neurotrópico transmitido principalmente por mordedura, arranhadura ou lambedura de animais infectados. Contudo, mesmo que o envolvimento da medula espinhal na patogênese da raiva seja crucial, há poucos estudos relacionados à resposta imunológica nesse tecido durante a infecção por RABV.

Objetivo (s)

Este estudo buscou descrever parâmetros associados a imunopatologia na porção lombar da medula espinhal de camundongos infectados experimentalmente com a variante antigênica 3 (VAg3) do vírus rábico (RABV).

Material e Métodos

Os camundongos infectados experimentalmente pelo RABV foram submetidos a uma cinética experimental ao longo de 21 dias. Então, as lâminas resultantes do processamento histopatológico do tecido foram submetidas a técnicas imuno-histoquímicas e histopatológicas. Na estatística, utilizou-se os testes one-way e two-way ANOVA, seguido dos pós-testes adequados, considerando p≤0,05.

Resultados e Conclusão

Os achados sugerem que o RABV induz uma resposta pró-inflamatória na medula espinhal lombar, caracterizada pela elevada expressão de RIPK1, NLRP3 e caspase-8, assim como de proteínas associadas à morte celular por apoptose (caspase-3) e necroptose (MLKL). Além disso, houve baixa expressão de marcadores anti-inflamatórios e imunossupressores, como IL-10 e FOXP3, e também, lesões histopatológicas discretas, caracterizadas por congestão, edema celular, tumefação neuronal, infiltrado mononuclear e neurônios necróticos. O estudo sugere que a resposta anti-inflamatória pode ter facilitado a resposta polarizada para um perfil pró-inflamatório observado na medula espinhal. Ainda, a expressão de MLKL e caspase-3, pode indicar a ocorrência de necroptose e apoptose de maneira simultânea durante a infecção, contribuindo para a redução da expressão do antígeno viral. A baixa expressão de FOXP3 e IL-10 pode demonstrar uma resposta imune desequilibrada, com aumento de resposta inflamatória. Além disso, o RABV induz neuroinflamação na medula espinhal devido a secreção das proteínas RIPK1, NLRP3 e caspase-8. Por fim, apesar de apresentar alterações histopatológicas, estas foram discretas e não foram possíveis de ser correlacionadas à ação viral.

Palavras-chave

Imunopatologia, histopatologia, medula espinhal, raiva.

Agradecimentos

CAPES/CNPq; IEC/Campus Ananindeua.

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Cassia Nazaré de Sousa Moraes, Vinicius Pacheco da Silva, Érika Dayane Leal Rodrigues, Victor Gabriel Bastos Chaves, Jamille de Nazaré Magalhães dos Santos, Sara de Souza Pereira, Roberta Nicole de Oliveira Mota, Livia Medeiros Neves Casseb