Dados do Trabalho
Título
Incidência de animais sinantrópicos nocivos em associação de catadores de materiais recicláveis
Introdução
O ofício dos catadores de materiais recicláveis é descrito como insalubre, e permeado por uma ampla variedade de agravos entre estes o contato com agentes biológicos vetores de doenças e animais peçonhentos.
Objetivo (s)
Posto isto, a corrente pesquisa almeja analisar a relação da fauna sinantrópica nociva como ameaça à saúde dos trabalhadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Comunidade Nossa Senhora Aparecida (ARENSA), situada na cidade de Campina Grande (PB).
Material e Métodos
Para esta finalidade o estudo decorreu em três etapas: a aplicação de questionários sócio-demográficos, seguido de coletas de espécimes sinantrópicas in situ entre agosto de 2019 a fevereiro de 2020, e por fim, a identificação dos espécimes com auxílio de chaves taxonômicas.
Resultados e Conclusão
O público entrevistado caracterizou-se como uma população vulnerável, compelida ao ofício de catadores de materiais recicláveis como alternativa de subsistência, além disso, segundo os relatos, pode-se constatar que ocorre uma alta exposição dessa aos mais variados agravos de cunho biológico, como os relatos de envenenamento por escorpionismo em acidentes em 21% (3) dos colaboradores. A incidência sinantrópica comprovada por meio de coleta se concentrou em 7 (sete) famílias: Salticidae, Uloboridae, Pholcidae, Theridiidae, Muscidae, Calliphoridae e Blatidae. Destacando-se as famílias Muscidae, Calliphoridae e Blattidae, responsáveis pela disseminação de uma ampla gama de patógenos relacionados a comorbidades relatados no cotidiano dos colaboradores. Como fatores que influenciam este cenário, ressalta-se a ausência de dedetizações e medidas de controle da fauna sinantrópica ao longo da história da ARENSA, potencializados pela falta de seleção dos resíduos sólidos por parte da fonte geradora. Essas são competências compartilhadas com o a fonte geradora e o Estado através do Sistema único de Saúde e da vigilância sanitária
Palavras-chave
Catadores de materiais recicláveis, Infecções, Peçonha, Sinantrópicos
Agradecimentos
Aos colaboradores, em particular da ARENSA
Área
Eixo 01 | Ambiente e saúde
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado
Autores
Karla Patrícia de Oliveira Luna, Rayane Gabrielle Brasil de Vasconcelos, Adrianne Teixeira de Barros, Mônica Maria Pereira da Silva, Ellynes Amâncio Nunes