Dados do Trabalho


Título

INFECÇÃO LATENTE DE TUBERCULOSE EM PESSOAS CATADORAS DE MATERIAL RECICLÁVEL

Introdução

O Plano Nacional pelo fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública proposto pelo ministério da saúde no Brasil tem entre suas prioridades o tratamento preventivo da tuberculose. Nesse sentido, diagnosticar a Infecção Latente por Mycobacterium tuberculosis (ILTB) vem sendo considerado uma prioridade para o alcance das metas de eliminação da tuberculose. No Brasil, entre os anos de 2015 a 2022 identificou-se um aumento de casos novos de tuberculose entre pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os catadores de materiais recicláveis, estão mais expostos ao Mycobacterium tuberculosis e ao adoecimento por tuberculose pelas precárias condições sociais, econômicas e de moradia em que a maioria vive, além de apresentarem outras condições de saúde.

Objetivo (s)

Identificar as características sociodemográficas, e a prevalência da positividade da Prova Tuberculínica aplicando o Derivado Proteico Purificado (PPD) na população catadora de material reciclável.

Material e Métodos

Estudo quantitativo de corte transversal que integra a pesquisa “Impacto da Pandemia Covid-19 e outras infecções transmissíveis em populações vulneráveis: epidemiologia, conhecimentos e significados” código do projeto: PI04825-2020. Realizado com catadores de material reciclável registrados em 06 cooperativas de um município de grande porte, totalizando 89 cooperados.

Resultados e Conclusão

Com relação a idade, identificou-se que os catadores de material reciclável apresentaram uma média de idade de 41 anos, porém o intervalo de idade predominante foi de 18-39 anos (50%). Desses, 59,6% (53) eram do sexo feminino e 40,4% (36) eram do sexo masculino. 84,2% (75) se autodeclararam de cor preta ou parda. Cerca de 20% (18) pessoas obtiveram positividade para a Prova Tuberculínica. Identificou-se número significativo de pessoas infectadas pelo MTB, reforçando a importância de realizar as avaliações clínicas e radiológicas para diagnosticar a ILTB e iniciar o tratamento correto. A predominância da população preta/parda nos trabalhadores e, consequentemente, no número de PT positiva relaciona-se com a vulnerabilidade da população que na sua maioria apresentam menor escolaridade, menor renda e acesso limitado aos serviços de saúde. Nesse contexto, faz-se necessário fortalecer as políticas sociais, e aperfeiçoar as ações de proteção social.

Palavras-chave

Tuberculose; Mycobacterium tuberculosis; vulnerabilidade social; Populações Vulneráveis; catadores

Agradecimentos

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG); Universidade Federal de Goiás (UFG).

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Janaina Sacramento Rocha, Aniele Silveira Machado Oliveira Bianchini, Karlla Antonieta Amorim Caetano, Eduarda Gabryela Marins Borges, Amanda Faria Feichas Palermo Lanna, Roxana Isabel Cardozo Gonzales