Dados do Trabalho
Título
Swab nasofaríngeo no diagnóstico da tuberculose no Estado do Amazonas: relato de caso
Objetivos(s)
Descrever um caso confirmado de tuberculose a partir da utilização do swab nasofaríngeo e uso do RT-PCR em tempo real "in house" como teste de triagem.
Relato do Caso
Homem, 62 anos, portador de diabetes mellitus, sem história de tratamento anterior para tuberculose (TB), deu entrada num hospital de grande porte, apresentando síndrome respiratória aguda grave (SRAG), com suspeita de COVID-19. Foi colhida amostra de swab nasofaríngeo, processada por RT-PCR em tempo real “in house” para 18 tipos de vírus respiratórios e TB. O resultado foi sugestivo de TB ativa, sem detecção de vírus respiratórios. No dia seguinte foi colhida amostra de escarro para a realização de Teste Rápido Molecular para TB (TRM-TB), disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), com resultado não detectável (negativo). O paciente recebeu alta por melhora clínica, mantendo os sintomas respiratórios. Três meses depois, fez outro TRM-TB em amostra de escarro, desta vez com resultado detectável e sensível a Rifampicina. Realizada cultura pelo método Ogawa-Kudoh na mesma amostra, com resultado positivo (+), baciloscopia de escarro negativa. Teste de sensibilidade pelo Método das Proporções apresentou monorresistência a Isoniazida. O tratamento para TB foi iniciado com o esquema básico na atenção primária à saúde, tendo sido encerrado por TB Drogarresistente (TBDR) e encaminhado para Unidade de Referência especializada.
Conclusão
Apesar da pouca utilização de swab nasofaríngeo no diagnóstico da TB, parece ser uma alternativa promissora, principalmente em pessoas com dificuldade na coleta de escarro, como as crianças e idosos. É uma técnica menos invasiva que pode simplificar o diagnóstico. No caso apresentado, a detecção do DNA de M. tuberculosis no swab pela técnica de RT-PCR em tempo real “in house” foi mais sensível que o TRM-TB em amostra de escarro. O resultado negativo de TRM-TB retardou o início do tratamento em três meses. Alguns estudos publicados no mundo apontam para a importante contribuição do uso de swab nasofaringeo na confirmação de casos de TB.
Este relato de caso sugere que o uso de swab nasofaríngeo pode ser uma importante ferramenta auxiliar no diagnóstico da tuberculose em locais de alta ocorrência da doença, principalmente em pacientes com dificuldade para realizar a coleta de escarro.
Agradecimentos
FAPEAM e LACEN-AM/FVS-RCP.
Área
Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado
Autores
ANANDRA DE OLIVEIRA SARAIVA, GUILHERME ALFREDO NOVELINO ARAÚJO, ANA RUTH LIMA ARCANJO, CLAUDIO FERNANDEZ ARAUJO, DANIEL BARROS DE CASTRO, TATYANA COSTA AMORIM RAMOS, MARLUCIA DA SILVA GARRIDO