Dados do Trabalho


Título

Infecções no sistema nervoso central causadas por dengue vírus ou enterovírus relacionados a diferentes padrões hematimétricos, em pacientes pediátricos de Minas Gerais

Introdução

As infecções virais no sistema nervoso central (SNC) estão associadas a vários agentes etiológicos e podem resultar em encefalites, meningites, meningoencefalites, dentre outros. Estas infecções podem ter desfecho benigno, mas podem causar danos cognitivos e motores, especialmente em pacientes pediátricos. Embora os enterovírus (ENTV) sejam associados a estes quadros, vem crescendo o número de relatos de infecções no SNC por arbovírus, como o dengue vírus (DENV).

Objetivo (s)

Neste estudo foram avaliados retrospectivamente 45 pacientes pediátricos (0 a 7 anos de idade) da região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais (2014 a 2019), atendidos em hospital de referência, com infecção no SNC confirmada por DENV (n=22) ou ENTV (n=23).

Material e Métodos

Foram coletadas informações dos prontuários de pacientes como: idade, sexo, sintomas (febre, cefaleia, vômito, exantema, convulsões, confusão mental e sinais focais), tempo de internação, hemograma e leucograma. Os dados foram analisados com métodos estatísticos.

Resultados e Conclusão

Não foram observadas diferenças entre o sexo (p=0,2837, teste exato de Fisher) e a idade dos pacientes nos dois grupos (p= 0,4499, teste de Mann Whitney). Houve diferença na ocorrência de convulsões entre pacientes infectados com dengue vírus (10/22) para enterovírus (1/23) (p=0,0039, teste exato de Fisher). Pacientes infectados com DENV apresentaram níveis menores de hemoglobina corpuscular média (HCM) (p=0,0006, teste t), em média com 24,06 pg, volume corpuscular médio (VCM) (p=<0,0001, teste de Mann Whitney), com mediana de 72,00 fL, e hematócrito (p=0,0287, teste t) com uma média de 31,0%, maiores níveis do índice de anisocitose eritrocitária (RDW) (p=0,0287, teste t) em média 17,4%, quando comparados com pacientes infectados com ENTV, que apresentaram para HCM uma média de 27,8 pg, VCM com mediana de 80,3 fL, hematócrito com uma média de 34,3% e RDW em média com 15,9%. A ausência de hemoconcentração em crianças com DENV, é um sinal de que as manifestações neurológicas são causadas pela invasão viral no SNC e não pela gravidade da doença. O aprofundamento destas análises e a inclusão de outros marcadores laboratoriais, podem possibilitar melhor compreensão sobre as duas infecções, patogênese, com consequente acompanhamento e tratamento.

Palavras-chave

meningoencefalite viral; crianças; enterovírus; dengue vírus; hemograma; patogênese.

Agradecimentos

FAPEMIG, CAPES, CNPq

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

Victor Valadares Summers Albuquerque, Aline Almeida Bentes, Aléxia Stenner Rodrigues Radicchi Campos, Ana Beatriz Alvim Avelar, Ana Luiza França Vieira, Erna Geessien Kroon, Betânia Paiva Drumond