Dados do Trabalho
Título
POSSIBILIDADES DIAGNÓSTICOS NA INFECÇÃO POR Toxoplasma gondii EM GESTANTES.
Introdução
A toxoplasmose é uma zoonose de distribuição mundial que pode infectar uma grande variedade de espécies animais e humanos. É causada pelo Toxoplasma gondii (T. gondii), que causa doença de curso silencioso. Durante o período gestacional é de importância o acompanhamento periódico por meio de testes laboratoriais para o bem estar do feto humano. A toxoplasmose associada à gestação apresenta importância para a saúde pública devido à sua prevalência, e gravidade dos casos congênitos.
Objetivo (s)
Avaliar os títulos de IgG e IgM anti-T.gondii na Reação de Imunofluorescência Indireta (RIFI), Aglutinação Direta Modificada (MAD) e comparar a relação entre os resultados obtidos no Imunoensaio de Micropartículas com Quimiluminescência (QL) em gestantes atendidas no Hospital das Clínicas da FMB Unesp, câmpus de Botucatu.
Material e Métodos
Foram utilizadas amostras de soro de gestantes que realizaram pré-natal no ambulatório de pré-natal do HCFMB no período de 2020-2021. Essas amostras foram coletadas de acordo com a rotina de exames sorológicos para diagnóstico de toxoplasmose em gestantes e foram obtidas junto ao Laboratório de Análises Clínicas-HCFMB. Essas já tinham sido submetidas ao teste QL e teste de avidez. As amostras de soro foram encaminhadas para o Serviço de Diagnóstico de Zoonoses-FMVZ, onde foram realizadas RIFI e o MAD.
Resultados e Conclusão
As frequências absolutas e relativas dos resultados da presença de anticorpos IgG anti-T. gondii pelo QL e pela RIFI, com valor de P < 0,0001 e em Kappa = 0,51; com a concordância de negativos = 0,79. As frequências absolutas e relativas dos resultados para a presença de anticorpos IgG anti-T. gondii pelo QL e MAD, o valor de P < 0,0001; Kappa = 0,54; concordância de positivos = 0,71 e negativos = 0,81. As das frequências absolutas e relativas para a presença de anticorpos IgM anti-T. gondii pelo QL e pela RIFI, com valor de P =0,5241; Kappa = 0,89 e concordância de positivos = 0,90; concordância de negativos = 0,99. Os títulos mais frequentes foram 16, 64, 256 e 1024. Concluiu-se, que quando comparados a QL, a MAD teve resultados ligeiramente melhores que a RIFI na pesquisa de IgG, entretanto ambos os testes diferiram significativamente do teste QL, principalmente na discriminação de amostras positivas. Do mesmo modo, na detecção de IgM a RIFI teve desempenho estatisticamente igual ao do teste QL.
Palavras-chave
Gestantes, Diagnósticos, Toxoplasma gondii
Agradecimentos
Capes; Serviço de Diagnóstico de Zoonoses-FMVZ
Área
Eixo 06 | Protozooses
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado
Autores
Nássarah Jabur Lot Rodrigues, Ketrin Ribeiro Fávaro, Danilo Alves França, Gustavo Nunes Moraes, Priscylla Marcelly, Mahysa Ferreira Costa, Aristeu Vieira da Silva, Benedito Donizette Menozzi, Joelcio Francisco Abbade, Helio Langoni