Dados do Trabalho
Título
Ferramentas Avaliativas da Capacidade Funcional de Pessoas Vivendo com HIV - Revisão Sistemática
Objetivo (s)
Descrever as ferramentas utilizadas nas avaliações funcionais de pessoas vivendo com HIV (PVHIV) e verificar se há fator de correção para avaliação funcional nesta população.
Material e Métodos
Revisão sistemática da literatura seguindo o protocolo PRISMA acerca dos métodos utilizados para avaliação funcional de PVHIV e descrever os resultados encontrados nos estudos. A estratégia de busca se deu pela escolha de palavras-chave: HIV, Aids, Human immunodeficiency virus infection, frailty, functional status assessment, functional capacity and functional assessment (DeCS), com buscas realizadas nas plataformas PubMED/MEDLINE, EMBASE, Web of Science, PEDro e SciELO. Buscas ocorreram até fev/23 sem restrição de data inicial ou idioma. Foram incluídos estudos observacionais, prospectivos e retrospectivos, com dados clínicos primários, que utilizaram ferramentas de avaliação direta da capacidade funcional, com indivíduos de idade superior a 18 anos e diagnóstico confirmado de HIV. A coleta de dados foi realizada por três autores independentes e todas as discordâncias foram resolvidas por consenso.
Resultados e Conclusão
Resultados: A busca inicial resultou em 5928 estudos, onde após a remoção de duplicatas e aplicação dos critérios de elegibilidade, restaram 72 estudos incluídos na revisão. 61% da população era masculina, idade média de 49 anos e brancos (33%). Um total de 25 ferramentas foram descritas, sendo 14 do tipo questionário e 11 do tipo escala/teste. Os questionários mais utilizados, apesar de não serem específicos para PVH e validados em português são Scale of Instrumental Activites of Daily Living (IADL) e World Health Organization Disability Assessment Schedule 2 (WHODAS 2.0), em 46% e 13% dos estudos, respectivamente. Foi observada apenas uma ferramenta específica para população vivendo com HIV, porém, não validada para o português, o HIV Disability Questionnaire (HDQ). Para avaliação da capacidade funcional, as principais ferramentas utilizadas são a SPPB = Short Physical Performance Battery (SPPB) e o Teste de caminha de 6 minutos, que são comuns à população.
Conclusão: Foi possível evidenciar que PVHIV carecem de ferramentas validadas e direcionadas às particularidades da sua apresentação clínica, e que não há fator de correção para este fator de infecção nas ferramentas de avaliação funcional utilizadas.
Palavras-chave
HIV, Aids, Capacidade Funcional, Ferramenta de Avaliação, Status Funcional.
Área
Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Jefferson Valente, Ejandre Garcia, Nádia Carolina Cubas-Vegas, Cassia da Luz Goulart, Camila Miriam Suemi Sato Barros Amaral, Anna Gabriela Rezende dos Santos, Ana Carolina Azevedo Furtado, Guilherme Peixoto Tinoco Arêas, Fernando Val