Dados do Trabalho
Título
Avaliação da atividade inseticida do óleo essencial de Pseudobrickellia brasiliensis (Spreng) R. M. King & H. Rob (Arnica-do-campo) sobre Lutzomyia longipalpis (Diptera: Psychodidae)
Introdução
As leishmanioses integram um complexo de infecções parasitárias zoonóticas, capazes de afetar o homem e diversas espécies de animais, sendo a Leishmaniose Visceral (LV) a forma mais grave da doença, considerada um sério problema de saúde pública em razão de sua alta incidência e letalidade. No Brasil, sua transmissão se dá principalmente por meio da picada do flebotomíneo fêmea da espécie Lutzomyia longipalpis. A estratégia de controle vetorial utilizada é a aplicação de inseticidas piretróides sintéticos,como a α-cipermetrina, contudo, a resistência adquirida destes vetores e seu alto custo têm gerado interesse no desenvolvimento de novos produtos. Neste contexto, as plantas podem ser uma alternativa, devido à biodiversidade de metabólitos secundários com potencial inseticida.
Objetivo (s)
Avaliar a toxicidade do óleo essencial de Pseudobrickellia brasiliensis sobre Lutzomyia longipalpis selvagens.
Material e Métodos
Folhas frescas de P. brasiliensis foram usadas para obtenção do óleo essencial por meio de hidrodestilação em aparelho de Clevenger. Para a realização do bioensaio, flebotomíneos selvagens coletados em uma comunidade rural do município de Diamantina-MG, foram expostos às diferentes concentrações do óleo essencial (2,5mg, 5mg e 10mg) obtidas através de sua diluição em solução de polissorbato 80 (Tween®). Foram utilizados como grupos controles: água destilada e Tween® (negativos) e cipermetrina (positivo). Dez exemplares foram transferidos para potes plásticos cobertos por tecidos de organza. Na parte superior do pote e na inferior foram inseridos papel de filtro embebido por 250µL do óleo. A taxa de mortalidade foi acompanhada em tempos definidos após a exposição. A prospecção das classes de compostos secundários foi realizada por meio de triagem fitoquímica, e por meio da análise de cromatografia gasosa (CG).
Resultados e Conclusão
O bioensaio evidenciou ação inseticida do óleo essencial de P. brasiliensis sobre flebotomíneos, nas concentrações de 5mg/mL e 10mg/mL. A análise do CG detalhou a predominância de monoterpenos, sesquiterpenos e diterpenos, sendo os monoterpenos α-pineno (17,9%), α-tujeno (8,24%) e limoneno (6,03%) as substâncias majoritárias observadas. Os resultados evidenciaram que o óleo essencial de P. brasiliensis apresentou toxicidade semelhante à ação de α-cipermetrina sobre L. longipalpis, portanto, mostra-se como um potencial inseticida natural alternativo.
Palavras-chave
Leishmaniose visceral, Controle de vetores, Flebotomíneos, Bioinseticidas, Pseudobrickellia brasiliensis, óleo essencial.
Área
Eixo 01 | Ambiente e saúde
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Sâmia Francielle Silva, Fernanda Batista Santos, Poliana Ribeiro Barroso, Débora Machado de Lima, Raquel Maria Ferreira de Sousa, Ricardo Andrade Barata