Dados do Trabalho


Título

Prevalência de Wolbachia sp em Lutzomyia longipalpis (Diptera: Psychodidae) de uma área endêmica de leishmaniose visceral em Minas Gerais – Brasil

Introdução

As Leishmanioses são uma das principais doenças tropicais negligenciadas. Têm como agente etiológico parasitas do gênero Leishmania sendo transmitido por fêmeas de flebotomíneos (Diptera: Psychodidae). O controle destas doenças é desafiador considerando a sua complexidade, sendo necessárias novas alternativas em um contexto de manejo integrado. Estudos de outros dípteros vetores têm mostrado o potencial da utilização da bactéria endossimbionte Wolbachia pipientis como uma alternativa para o controle biológico.

Objetivo (s)

Por este motivo, o presente trabalho buscou determinar a frequência de infecção de Wolbachia em Lutzomyia longipalpis de populações de uma área endêmica para leishmaniose visceral (LV).

Material e Métodos

As capturas foram realizadas no município de Montes Claros – Minas Gerais, com armadilhas luminosas no período entre agosto de 2021 e julho de 2022. Dos insetos capturados foi utilizada uma amostra aleatória das fêmeas capturas, as quais foram identificadas por morfologia e realizada a extração de DNA individual. Como alvo para identificação da Wolbachia foi utilizado o gene 16S.

Resultados e Conclusão

Foram processadas 356 fêmeas, das quais 17 foram positivas, representando uma prevalência da infecção natural de 4,8% para esta bactéria. Embora estes resultados sejam preliminares, demonstram a circulação de Wolbachia no principal vetor do agente da LV. Ainda não foi possível a identificação das cepas circulantes no município de Montes Claros. No entanto, os resultados são promissores e trazem à tona a necessidade de aprofundar estudos sobre aspectos da interação deste endosimbionte com Leishmania infantum e seu vetor principal, assim como seu potencial no controle da LV.

Palavras-chave

Leishmaniose; Flebotomíneo; Controle Biológico

Agradecimentos

CNPQ

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Amanda Andrade do Rosário, Laura Posada-Lopez, Marília Fonseca Rocha, Mayara Oliveira Ramos, Guilherme Loureiro-Werneck, Fredy Galvis-Ovallos