Dados do Trabalho


Título

USO DE IVERMECTINA PARA TRATAMENTO DA COVID-19: RELATO DE CASO

Objetivos(s)

Neste trabalho é relatado a experiência vivenciada por uma paciente que fez o uso deste medicamento para tratar a COVID-19 e teve um efeito paralelo.

Relato do Caso

Em junho de 2020, uma paciente do sexo feminino, 36 anos, residente na cidade de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador-BA, apresentava sintomas como dores no corpo, fortes dores de cabeça, cansaço extremo, enjoo, perda de olfato e paladar. Em uma consulta médica, a paciente recebeu indicação para tomar ivermectina. No primeiro dia de uso da medicação. não sentiu nenhum efeito. Porém, no segundo e último dia de tratamento, sentiu vontade de evacuar e para a sua surpresa não saiu fezes apenas a presença de vermes de cor amarronzada e esverdeada, segundo o relato da mesma. Passado mais um dia, ao evacuar saíram vermes brancas misturadas com fezes. A paciente relata que a cerca de 20 anos não usava nenhum tipo de vermífugo.

Conclusão

Diante dos fatos mencionados, a ivermectina, nesse caso, teve um excelente resultado por conta da eliminação de vermes, independente da discussão de seu uso para COVID-19.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Jamile Oliveira de Jesus, Camila Rodrigues Cunha , Fred Da Silva Julião