Dados do Trabalho


Título

Fauna de maruins (Diptera: Ceratopogonidae) em quatro distritos do município de Porto Velho, Rondônia, Brasil.

Introdução

Os Culicoides, que também são conhecidos por maruins, são pequenos insetos que têm sido associados a diversas doenças, como a Língua Azul que afeta bovinos, filariose e a febre Oropouche, que acomete humanos. Esses insetos possuem hábitos hematófagos e são responsáveis por transmitir agentes patogênicos durante a picada. Em Rondônia, um alta diversidade de maruins, principalmente em virtude das condições climáticas da região, que favorecem a proliferação desses insetos. Além disso, a presença de animais silvestres na região pode facilitar a transmissão de patógenos que causam doenças aos seres humanos. A febre Oropouche, por exemplo, já foi encontrada em Rondônia em décadas passadas, o que aumenta a preocupação com a transmissão do vírus na região.

Objetivo (s)

O presente estudo teve como objetivo avaliar a composição faunística de maruins nos ecótopos de mata borda e peridomicílio e estimar a diversidade das comunidades presentes de forma geral.

Material e Métodos

As coletas de maruins foram realizadas em quatro distritos de Porto Velho/RO: Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã, União Bandeirantes e Nova Mutum-Paraná no ano de 2019, utilizando armadilhas luminosas instaladas nos ecótopos de mata, borda e peridomicílio.

Resultados e Conclusão

No total foram coletados e identificados 3.147 indivíduos, pertencentes aos subgrupos: guttatus (3.060 indivíduos e 14 espécies), haematomyidium (55 indivíduos, pertencentes a 2 espécies), paraensis (7 indivíduos, pertencentes a 4 espécies), fluvialis (6 indivíduos, pertencentes a 1 espécie), leoni (6 indivíduos, pertencentes a 1 espécie), hylas (4 indivíduos, pertencentes a 2 espécies), pusillus (3 indivíduos, pertencentes a 1 espécie), reticulatus (3 indivíduos, pertencentes a 2 espécies), debilipalpis (1 indivíduo, pertencente a 1 espécie), eublepharus (1 indivíduo, pertencente a 1 espécie) e limai (1 indivíduo, pertencente a 1 espécie). As espécies mais abundantes pertencem ao subgrupo guttatus nas quais foram C. insignis (2.179 indivíduos), C. foxi (415 indivíduos) e C. ocumarensis (274 indivíduos). Ao avaliar a fauna de Culicoides nos quatro distritos de Porto Velho, observou-se um alta diversidade de espécies, incluindo potenciais vetores, como Culicoides insignis e Culicoides paraensis em todos os distritos. Os dados aqui apresentados podem ser utilizados como base para futuros estudos com populações que tenham importância na saúde pública.

Palavras-chave

Diversidade, Vetores, Entomologia, Culicoides.

Agradecimentos

FAPERO, CNPq, Laboratório de Entomolgia - Fiocruz Rondônia.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Victor Lourenço Silva da Costa, Ísis Marinho Oliveira Falcão, Gabriel Rodrigues de Souza, Luís Paulo de Carvalho, Tivian Raphaella Melo Munis, Jansen Fernandes Medeiros, Antônio Marques Pereira Júnior