Dados do Trabalho
Título
RISCO DE DOENÇA DE CHAGAS EM SANTA INÊS – BA
Objetivos(s)
Santa Inês é um município baiano localizado no território de identidade do Vale do Jiquiriçá, considerado não endêmico para doença de Chagas, zoonose transmitida por barbeiros infectados e alimentos contaminados por Trypanosoma cruzi. O objetivo deste trabalho foi relatar o risco de doença de Chagas no município de Santa Inês - BA.
Relato do Caso
Em janeiro/2022 houve o registro, na Secretária Municipal de Saúde de Santa Inês-BA, de uma criança picada por triatomíneo. Foi quando deu início a uma ação realizada pelo Laboratório de Parasitologia do IF Baiano Campus Santa Inês, com o intuito de levar informações sobre a doença de Chagas para a comunidade que a criança residia. A população passou a entregar insetos sugestíveis de serem barbeiro, encontrados intra e peridomicílio. Contando com o apoio do Laboratório de Patologia e Biologia Molecular, do Instituto Gonçalo Moniz - Fiocruz, foram feitas a identificação das espécies e testes para detectar a presença de protozoário T. cruzi. Até o abril/2023 foram registrados 22 barbeiros, encontrados nas regiões rurais do município: Imbé (oito), Lagoa Queimada (um) e Natur de Assis (um). Também na sede do município (três). O que representam quatro das sete localidades municipais. Além de registros em duas fazendas do município: uma particular (seis barbeiros) e outra que sedia o IF Baiano Campus Santa Inês (três barbeiros). Houveram identificação de apenas duas espécies, consideradas silvestres (Triatoma melanocephala e Panstrongylus geniculatus) e dois dos insetos testaram positivo para T. cruzi, um por teste de compressão abdominal (em Lagoa Queimada, T. melanocephala) e outro por biologia molecular (no Imbé, P. geniculatus).
Conclusão
Embora a ocorrência do vetor fosse desconhecida pela população e até mesmo pela Secretaria Municipal de Saúde, os resultados evidenciaram o risco de doença de Chagas em Santa Inês-BA.
Agradecimentos
Agradeço aos colaboradores que possibilitaram a realização deste trabalho, ao Professor Doutor Fred da Silva Julião, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Santa Inês e ao instituto Gonçalo Moniz - FIOCRUZ, por acreditar e incentivar a ciência.
Área
Eixo 06 | Protozooses
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado
Autores
Rosiane Tete Rocha rocha, Alec Barreto Pires Diogens, Cecília Santana Rodrigues, Gilmar Ribeiro-jr, Mitermayer Reis, Fred Silva Juliao