Dados do Trabalho


Título

Avaliação da Expressão do Gene SOCS5 em pacientes com Carcinoma Hepatocelular (CHC)

Introdução

O Carcinoma Hepatocelular (CHC) é a forma mais comum de câncer hepático primário, em que casos de morbimortalidade resultam em custos elevados para o sistema de saúde publica, sendo assim, uma das principais estratégias para melhorar o prognóstico do CHC é diagnosticá-lo precocemente, cuja compreensão do background genético auxiliaria na elucidação dos mecanismos relacionados à patologia. Assim, estudos indicam que os genes da família SOCS podem estar envolvidos na susceptibilidade à doença, com destaque para o gene SOCS5, cuja expressão estaria associada à migração e invasão de células tumorais.

Objetivo (s)

Avaliar os níveis de expressão do SOCS5 em pacientes com CHC.

Material e Métodos

O estudo em questão foi do tipo corte transversal com comparação de grupos. O mRNA analisado foi extraído de amostras de sangue periférico de 62 pacientes advindos do Instituto do Fígado de Pernambuco (Recife- PE), com idade acima de 18 anos. Foram divididos em três grupos: Pacientes com diagnóstico confirmado de CHC (n= 21); Controle Cirrótico (com cirrose hepática compensada ou descompensada) (n= 19) e Controle Saudável (n= 22). Foram utilizadas as metodologias RT-PCR e qPCR, por meio do sistema TAQMAN®, para análise da diferença da expressão gênica relativa. Os resultados obtidos foram analisados na ferramenta GraphPad Prism v.8.0. e avaliados estatisticamente quanto a diferença entre os grupos, admitindo nível de significância fixado em p≤ 0,05. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CAAE: 35704720.5.0000.5192).

Resultados e Conclusão

Houve diferenças significativas dos níveis de SOCS5 entre os três grupos avaliados (p<0,0001). Havendo diferenças entre os grupos CHC vs. Cirrose (p< 0,0001) e CHC vs. Saudável (p< 0,0001), sendo a maior expressão observada nos grupos cirrótico e saudável, respectivamente. No entanto, não houve diferença significativa quando analisados os grupos Cirrose vs. Saudável (p= 0,9897). Na literatura, o papel do SOCS5 se apresenta de forma conflitante, desempenhando um papel promotor ou supressor tumoral, reagindo contra a manutenção das características das células-tronco do CHC. Em nossa população a superexpressão ocorreu nos grupos que não apresentaram diagnóstico de CHC e o gene poderia desempenhar um papel de supressor do tumor. No entanto, para uma melhor compreensão do gene SOCS5 no desenvolvimento e progressão para o CHC, mais estudos se fazem necessários.

Palavras-chave

CHC. Cirrose. Expressão Gênica. SOCS5

Agradecimentos

Financiado pela FACEPE (IBPG-0354-2.10/22).

Área

Eixo 14 | Outro

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

Maria Eduarda Azevêdo Acioli, Ana Karla da Silva Freire, João Vinícius de Oliveira Melo, Giúlia Vitória Neves Pereira, Steffany Larissa Galdino Galisa, Raldney Ricardo Costa da Silva, Taciana Furtado de Mendonça Belmont, Walter Lins Barbosa Júnior, Leila Maria Moreira Beltrão Pereira, Luydson Richardson Silva Vasconcelos