Dados do Trabalho


Título

Avaliação da Expressão do Gene SOD2 em Pacientes com Carcinoma Hepatocelular (CHC)

Introdução

O estresse oxidativo ocorre devido ao nível elevado de espécies reativas de oxigênio (ROS) e desempenha um papel importante no Carcinoma Hepatocelular (CHC), sendo este processo decorrente, entre outros fatores, de disfunções mitocondriais, havendo estudos que indicam que o gene Superóxido Dismutase (SOD2), um dos importantes fatores da antioxidação mitocondrial, pode ser responsável por regular vias de proliferação e infiltração celular relacionados ao câncer.

Objetivo (s)

Investigar a influência dos níveis de expressão gênica do gene SOD2 na susceptibilidade ao desenvolvimento do CHC

Material e Métodos

O estudo em questão foi do tipo corte transversal com comparação de grupos. O mRNA analisado foi extraído de amostras de sangue periférico de 148 pacientes advindos do Instituto do Fígado de Pernambuco (Recife- PE), com idade acima de 18 anos. Foram divididos em 3 grupos: Pacientes com diagnóstico confirmado de CHC (n= 55); Controle Cirrótico (com cirrose hepática compensada ou descompensada) (n= 51) e Controle Saudável (n= 42). Foram utilizadas as metodologias RT-PCR e qPCR, por meio do sistema TAQMAN®, para análise da diferença da expressão gênica relativa. Os resultados obtidos foram analisados na ferramenta GraphPad Prism v.8.0. e avaliados estatisticamente quanto a diferença entre os grupos, admitindo nível de significância fixado em p ≤ 0,05. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CAAE:35704720.5.0000.5192).

Resultados e Conclusão

Houve diferenças significativas dos níveis de SOD2 entre os três grupos avaliados (p=0,0004). Havendo diferenças entre os grupos CHC vs. Cirrose (p= 0,0128), sendo o grupo cirrótico com maior expressão de SOD2, CHC vs. Saudável (p= 0,0003) e Cirrose vs. Saudável (p= 0,0276), com uma maior expressão observada no grupo saudável em ambos os casos. Estes resultados revelaram que a expressão reduzida de SOD2 em pacientes com CHC pode ser justificada pela expressão reduzida deste gene estar relacionado a uma diminuição da capacidade das células em eliminar ROS, que ao se acumularem internamente poderiam aumentar a suscetibilidade a doença, entretanto, sua alta expressão em indivíduos saudáveis, cujas células poderiam eliminar as ROS mais facilmente, seriam capazes de evitar o desenvolvimento do carcinoma. No entanto, para melhor compreensão do papel do gene SOD2 no desenvolvimento e progressão para o CHC, mais estudos são necessários.

Palavras-chave

Carcinoma Hepatocelular. Cirrose. Expressão Gênica. SOD2.

Agradecimentos

Projeto financiado pela Inova Fiocruz (VPPCB-005-FIO-20-2-57).

Área

Eixo 14 | Outro

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

Maria Eduarda Azevêdo Acioli, Ana Karla da Silva Freire, João Vinícius de Oliveira Melo, Giúlia Vitória Neves Pereira, Steffany Larissa Galdino Galisa, Raldney Ricardo Costa da Silva, Taciana Furtado de Mendonça Belmont, Walter Lins Barbosa Júnior, Leila Maria Moreira Beltrão Pereira, Luydson Richardson Silva Vasconcelos