Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA FEBRE CHIKUNGUNYA NA IV REGIONAL DE SAÚDE, CARUARU – PE, DESDE A SUA INTRODUÇÃO NO ESTADO (2014 – 2022).

Introdução

A ocorrência de casos de arboviroses se transformou num sério problema de saúde pública, devido o aparecimento de casos principalmente na zona urbana, geralmente local com maior contingente populacional. A Febre Chikungunya é uma arbovirose urbana, cujo agente etiológico é transmitido pela picada do mosquito fêmea de diferentes espécies do gênero Aedes. É uma doença que provoca dores articulares intensas e com febre de inicio abrupto. Foi inicialmente detectada no Brasil em meados de 2014 e desde então vem ocorrendo surtos em diversos estados brasileiros. No Brasil foi estabelecida como uma doença de notificação compulsória na Portaria 204 de 2016. A ocupação desordenada dos centros urbanos; a irregularidade no abastecimento de água e da coleta de lixo, além da falta de políticas públicas adequadas são fatores que contribuem para o aumento da proliferação do vetor.

Objetivo (s)

Este trabalho tem como objetivo estabelecer o perfil epidemiológico dos casos de Febre Chikungunya na IV Regional de Saúde, PE entre os anos de 2014 a 2022.

Material e Métodos

Trata-se de estudo epidemiológico do tipo descritivo, com análise da tendência temporal retrospectiva. Foram utilizados dados secundários disponibilizados a partir da exportação dos dados brutos do Tabnet DATASUS/Ministério da Saúde (MS). Foram selecionadas quatro variáveis: classificação final, evolução, sexo, gestante, raça/cor e faixa etária acometida. Os dados foram trabalhados em planilha do Excel®.

Resultados e Conclusão

De acordo com os anos estudados foram notificados 29.485 casos suspeitos de Febre Chikungunya, desse total, 4.898 foram confirmados. Em relação a variável evolução dos casos confirmados, 14 (0,29%) evoluíram para óbito. A partir da variável sexo, 59,4% correspondem ao sexo feminino. Em relação à faixa etária analisa-se que a população entre 20 a 59 anos foi a que teve o maior acometimento, chegando a quase 59% (17.370) do total de casos notificados, quando a análise é feita no publico gestante foi possível observar que 1.000 (3,4%) casos foram de gestantes. Na variável raça/cor observa-se que 45,3% dos pacientes declaram-se pardo, mas um dado importante nessa variável é que 42,3% dos registros estão ignorados ou em branco.

Palavras-chave

Saúde pública, Doença Tropical, Epidemiologia, Febre Chikungunya.

Agradecimentos

Agradecemos a toda equipe de Vigilância em Saúde da IV Gerência Regional de Saúde do Estado de Pernambuco

Área

Eixo 08 | Arboviroses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Anderson Enio Silva Duque, Teresinha Rejane Queiroz Dias Nascimento, Alyne Fernanda Torres Lima, Daniela Bandeira Anastácio, Josiene Mariela Miranda, Laís Navarro Xavier, Maria Claudia Ribeiro Agra, Maria Efigênia Assis, Pietra Lemos Costa, Tárcila Kalyna Almeida Saborido, Maria Cecília Silva Borba