Dados do Trabalho


Título

Fauna de flebotomíneos (Diptera: Psychodidae) em uma comunidade rural no leste do Maranhão, Brasil

Introdução

Os flebotomíneos são insetos hematófagos com importância médica e veterinária por apresentarem espécies vetoras que atuam na transmissão das leishmanioses para diferentes mamíferos, incluindo os seres humanos. O monitoramento da fauna flebotomínica é necessário, a fim de compreender os impactos gerados a essa população devido às modificações antrópicas no ambiente.

Objetivo (s)

Esse estudo realizou um levantamento da fauna flebotomínica no povoado Manga, Maranhão, Brasil.

Material e Métodos

A área de estudo foi selecionada por apresentar recentemente, projetos agrícolas de grande porte, que podem repercutir na ecologia de insetos vetores. As campanhas de coletas de flebotomíneos ocorreram nos meses de outubro de 2022 e fevereiro de 2023, utilizando-se armadilhas luminosas tipo Hoover Pugedo (HP). Foram utilizadas oito armadilhas, distribuídas em transecto linear, ao longo de três pontos, com distância aproximada de 800m/cada. As armadilhas foram posicionadas a 1,5 metros do solo, das 18:00 às 6:00. Após as coletas, os insetos foram transportados a seco até o Laboratório de História Natural e Biologia Aplicada (LaHBio-UFPI), onde foram triados, clarificados, diafanizados e preparados entre lâmina e lamínula. A identificação taxonômica ocorreu conforme a chave taxonômica proposta por Galati (2003).

Resultados e Conclusão

Foram obtidas um total de 29 espécimes, sendo 14 machos e 15 fêmeas distribuídas em duas espécies, Lutzomyia longipalpis (Lutz & Neiva, 1912) com 27 indivíduos e Evandromyia evandroi (Costa Lima & Antunes, 1936) com 2 indivíduos. A espécie mais abundante foi L. longipalpis, correspondendo a 93,1% dos espécimes capturados, seguido por E. evandroi. Vale destacar que L. longipalpis é vetora de Leishmania infantum. Diante disso, o conhecimento da fauna flebotomínica que compõe esse ecótopo é necessário, visto que esses dados darão suporte a análises futuras quanto ao impacto causado pelas atividades antrópicas à fauna de espécies vetoras, corroborando assim, para a adoção de medidas de controle vetorial. O achado de uma espécie vetora merece atenção especial, pois sua ocorrência pode estar relacionada a um possível ciclo de transmissão silvestre de Le. infantum no povoado. Com isso, conclui-se que a área de estudo merece atenção e carece de coletas adicionais a fim de elucidar o impacto das atividades agrícolas sobre a ecologia das populações de flebotomíneos, sobretudo as espécies vetoras.

Palavras-chave

Phlebotominae; Espécie vetora; Comunidade rural; Expansão de atividade antrópica.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Monica Rodrigues Oliveira, Maria José Alves de Passos Barbosa, Diogo Brunno e Silva Barbosa, Maria Regiane Araujo Soares