Dados do Trabalho


Título

Avaliação do Sistema de Vigilância Epidemiológica Hospitalar no contexto da emergência da Febre Amarela no estado de Minas Gerais, 2016 a 2018

Introdução

A Febre Amarela (FA) é uma doença infecciosa febril aguda imunoprevenível de grande importância em saúde pública no Brasil. No período de julho de 2017 a maio de 2018, ocorreu um surto de FA de grande magnitude no país, com 1.266 casos humanos confirmados e 415 óbitos predominantemente nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. No contexto desta emergência, os núcleos hospitalares de epidemiologia (NHE) tiveram importante papel na detecção, notificação e investigação dos casos internados.

Objetivo (s)

Avaliar o Sistema de Vigilância Epidemiológica Hospitalar para FA (SVEH/FA), no estado de Minas Gerais, no período de 2016 a 2018, estratificando pela presença e ausência de NHE.

Material e Métodos

Estudo descritivo avaliativo utilizando-se as Diretrizes para a Avaliação de Sistemas de Vigilância do Centers for Disease Control and Prevention. O sistema foi avaliado a partir de atributos qualitativos (qualidade dos dados) e quantitativos (representatividade e oportunidade). Foram comparados os componentes qualidade dos dados e oportunidade entre hospitais com e sem a estratégia de núcleos hospitalares de epidemiologia implantada.

Resultados e Conclusão

A qualidade dos dados do SVEH/FA foi considerada excelente na presença e na ausência de NHE. Os núcleos contribuíram para que o sistema fosse mais oportuno em relação à investigação, encerramento, digitação e coleta de amostras para realização de PCR e Sorologia. Os casos confirmados pelos NHE foram representativos em pessoa, tempo e lugar. O SVEH/FA, operacionalizado pelos NHE, apresentou excelente qualidade dos dados, com alta completude e baixa inconsistência e mostrou-se oportuno e representativo. A vigilância epidemiologica hospitalar, operacionalizada por meio dos NHE, se mostrou uma importante ferramenta no enfrentamento da emergência de FA em MG, portanto recomenda-se investir na estratégia de implantação e fortalecimento de rede de núcleos hospitalares de epidemiologia no Estado. A despeito da boa qualidade dos dados encontradas neste estudo, o estabelecimento de estratégias no processo de capacitação das equipes dos NHE para a sensibilização e conscientização da importância da qualidade no registro das notificações compulsórias deve ser sistemático.

Palavras-chave

Vigilância Epidemiológica Hospitalar; Febre Amarela, Avaliação de Sistemas.

Área

Eixo 14 | Outro

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Paula Luciana Gonçalves Pereira, Juliana Chedid Nogared Rossi, Eva Lídia Arcoverde Medeiros, Eduardo Campos Prosdocimi