Dados do Trabalho


Título

Fatores associados à soroprevalência de Toxoplasma gondii em cães em comunidades urbanas vulneráveis de Salvador, Brasil

Introdução

Toxoplasma gondii é um parasita de relevância zoonótica, atuando na interface aves e mamíferos, incluindo o ser humano. Os cães têm sido utilizados como animais sentinelas para estimar a infecção por T. gondii no ambiente devido ao seu comportamento e proximidade com humanos.

Objetivo (s)

Este estudo teve como objetivo avaliar quais são os fatores associados à soroprevalência de T. gondii em cães em duas comunidades urbanas vulneráveis de Salvador, Brasil.

Material e Métodos

O protocolo deste trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética no Uso de Animais, UFBA (protocolo 07/2021). Foi realizado um estudo transversal no período entre outubro de 2021 e fevereiro de 2023. Foram coletadas amostras de soro de cães domésticos em duas comunidades vulneráveis: Marechal Rondon (MR) e Pau da Lima (PDL). A detecção de anticorpos para T. gondii foi realizada por meio de ensaio de imunofluorescência indireta com ponto de corte de 1:50. Modelos Lineares Generalizados foram ajustados para investigar quais variáveis estão associadas ao status sorológico. Para a seleção do modelo final foi utilizado o Critério de Informação de Akaike.

Resultados e Conclusão

Foram coletadas 288 amostras de soro, 176 de Marechal Rondon e 115 de Pau da Lima. A soroprevalência de T. gondii em PDL foi 49% (56/115; 95% IC: 40 - 58%) e em MR foi 31% (53/173; 95% IC: 24 - 38%). O modelo multivariável final incluiu como preditores estatisticamente significativos o bairro, a idade e o tipo de alimentação. Os resultados indicam que o risco de exposição à T. gondii é maior em PDL que em MR (OR 3,38; IC 1,91 - 6,14), aumenta nos animais idosos (OR 4,71; IC 1,17 - 24,38) e, finalmente, a alimentação com ração é um fator protetor da exposição ao patógeno (OR 0,4; IC 0,23 - 0,72). Então, podemos concluir que a alta soroprevalência de anticorpos para T. gondii em cães domésticos demonstra o contato com o parasita e indica um potencial risco de exposição para as pessoas da comunidade. A identificação de características socioambientais do bairro e medidas de manejo como o alimento que se encontram associadas ao risco de exposição a T. gondii em cães domésticos, fornecem informações importantes para a estimativa desse patógeno em comunidades vulneráveis e que contribuem a desenvolver intervenções para o controle da infecção em humanos.

Palavras-chave

Toxoplasmose, Toxoplasma gondii, Cães, Soroprevalência, Comunidades urbanas vulneráveis, Salvador, Brasil

Agradecimentos

Equipe de campo, orientadores e moradores das comunidades. Medical Research Council, FIOTEC y CAPES

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

Leonela Bazan, Breno Conceição Silva, Hugo Santana Conceição Vitor, Marcondes Pessoa de Freitas, Waléria Borges Silva, Luis Fernando Pita Gondim, Hussein Khalil, Federico Costa, Hernán Darío Argibay, Ianei de Oliveira Carneiro