Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico da coinfecção de Tuberculose e HIV na região de Bragança do Pará de 2013 a 2022.

Introdução

A tuberculose é uma doença infecciosa de alta transmissibilidade, causada pela bactéria Mycobacterium Tuberculosis, também conhecido como Bacilo de Koch. Sua ocorrência aumenta em pacientes que vivem com vírus da imunodeficiência humana (HIV), impactando consideravelmente a mortalidade desse grupo populacional. Portanto, o HIV é considerado um problema de saúde pública que está associado à maior incidência de casos de TB, refletindo significativamente na sobrevida desses indivíduos.

Objetivo (s)

Analisar o perfil epidemiológico da coinfecção TB e HIV no município de Bragança Pará no período de 2013 a 2022.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo transversal de caráter descritivo, englobando todos os casos notificados de tuberculose e HIV, com coleta de dados disponibilizados no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) no período de 2013 a 2022. As variáveis utilizadas foram o ano de notificação, óbitos e casos com Síndrome de imunodeficiência Humana (AIDS) e abandono do tratamento.

Resultados e Conclusão

No período de 2013 a 2021, a região de Bragança do Pará notificou 671 casos de Tuberculose e 57 casos de HIV. Inesperadamente o período de 2019 a 2021 foram os anos que apresentaram maior número de casos das respectivas doenças, sendo possivelmente justificado pelo período de isolamento social causado pela pandemia do COVID-19, devido aumento do tempo de contato entre os domiciliares de uma mesma residência. Em relação a evolução para óbito por TB, 2020 a 2022 apresentam, respectivamente, 2.86%, 5.62%, 5.61%, isso pode estar correlacionado com casos de AIDS que nesse mesmo período teve um aumento da incidência entre os anos analisados, 12.09% em 2019, 15.71% em 2020 e 10.11% em 2021, bem como pela baixa adesão do tratamento para TB que nesse mesmo período apresentou maior taxa de abandono nos anos analisados, com pico de 22.47% no ano de 2021. Nesse contexto, entende-se que o aumento da incidência dos casos de TB associado ao HIV tem grande impacto na mortalidade da população analisada, por isso, é importante que medidas de prevenção e controle sejam adquiridas para pacientes coinfectados com TB e HIV, de forma que quebre a cadeia de transmissibilidade de ambas as doenças e tenha maior adesão ao tratamento, com intuito de reduzir a mortalidade dessa população.

Palavras-chave

Tuberculose, vírus da imunodeficiência humana, epidemiologia.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Madsely Cristina Maia Gomes, André Luiz Bittercount Amorim , Jessica Moura Paulo, Pâmella Yumi Taniyama Dantas, Letícia Cristina Ribeiro Monteiro Dantas, Rafael Renner Fonseca De Lima, Rosangela Aguiar de Araújo Borges, Suzan Karoline Garcia, Pedro Paulo Moraes Câmara , Vitória Luciana Barbosa Gomes, Ranchelane Maria Gomes Barreto