Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DE ANTÍGENOS QUIMÉRICOS DO Trypanosoma cruzi PARA IDENTIFICAÇÃO DA DOENÇA DE CHAGAS EM CÃES

Introdução

A doença de Chagas (DC) é uma zoonose provocada pelo Trypanosoma cruzi, protozoário que infecta humanos, animais domésticos e silvestres. Os cães são os animais domésticos mais propensos à infecção e apresentam relevância para a saúde pública, dada a sua proximidade com humanos e consequente fonte de transmissão.

Objetivo (s)

Avaliar a utilização dos antígenos recombinantes quiméricos IBMP-8.1, IBMP-8.2, IBMP-8.3 e IBMP-8.4 do Trypanosoma cruzi para identificação da doença de Chagas em cães.

Material e Métodos

As amostras séricas foram oriundas do Laboratório de Patologia Clínica Veterinária Centerlab e os ensaios imunoenzimáticos foram realizados conforme descrito anteriormente pelo nosso grupo. Em seguida, foi realizada a avaliação do potencial diagnóstico dos antígenos quiméricos (estudos de fase III). Os resultados foram avaliados pela análise de classe latente (LCA) e por parâmetros de desempenho que caracterizam um teste diagnóstico.

Resultados e Conclusão

Até o momento, 1500 amostras de soro canino foram avaliadas pelas quatro moléculas e o perfil sorológico dos animais foi definido pela LCA. De acordo com a LCA, 22 amostras (1,47%) foram consideradas positivas. Destas, 11 foram reativas para as quatro moléculas e uma foi para a IBMP-8.1, IBMP-8.2 e IBMP-8.4, com probabilidade à posteriori de 100%. Duas amostras foram reativas para a IBMP-8.1, IBMP-8.2 e IBMP-8.3, uma foi reativa para as moléculas IBMP-8.1, IBMP-8.3 e IBMP-8.4, três foram reativas para as moléculas IBMP-8.2 e IBMP-8.4 e quatro foram reativas para as IBMP-8.1 e a IBMP-8.2, com probabilidade à posteriori de 99,9%, 99,1%, 98,4% e 94,9%, respectivamente. O uso de antígenos quiméricos para a detecção de cães positivos para T. cruzi é uma estratégia de desenvolvimento de teste diagnóstico para estes animais, que são considerados sentinelas da doença, além de fornecer informações de vigilância epidemiológica pela identificação dos cães infectados.

Palavras-chave

T. cruzi, diagnóstico sorológico, proteínas recombinantes quiméricas, animais domésticos, zoonose

Agradecimentos

CAPES, CNPq, FAPESB, INOVA-FIOCRUZ

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Autores

Isabela Machado Serrano, Natália Erdens Maron Freitas, Denis Augusto Argolo Campos, Sumaya Azevedo Ramos Oliveira, Felipe Silva Santos Jesus, Rosangela Andrade Almeida, Emily Ferreira Santos, Ramona Tavares Daltro, Tycha Bianca Sabaini Pavan, Mitermayer Galvão Reis, Fred Luciano Neves Santos