Dados do Trabalho


Título

Norovírus Humano: Agente Etiológico De Quadros Gastroenterite Aguda Em Salvador, Bahia

Introdução

O Norovírus (NoV) é um vírus de RNA de cadeia simples, não envelopado e de senso positivo (ssRNA+), membro da família Caliciviridae, que desempenha um papel significativo na etiologia das gastroenterites agudas virais, afetando todas as faixas etárias e apresentando uma elevada taxa de mortalidade em países em desenvolvimento. A Gastroenterite Aguda (GEA) é uma doença de grande impacto na saúde pública global, e o NoV é um dos principais vírus associados a esse quadro, resultando em consequências graves para saúde e a economia.

Objetivo (s)

Investigar a ocorrência de infecções do Norovírus humano em amostras fecais de indivíduos com quadros de gastroenterite aguda em Salvador/BA.

Material e Métodos

Amostras fecais coletadas no período de abril a dezembro de 2022 de pacientes de várias faixas etárias com gastroenterite em um hospital localizado em Salvador/BA. Foram transportadas, e analisadas no Laboratório de Virologia-ICS-UFBA. O RNA viral foi extraído utilizando o QIAamp Viral RNA Kit da QIAGEN e posteriormente submetido a ensaios genogrupo-específicos GI e GII. O método empregado foi Transcriptase Reversa da Reação em Cadeia da Polimerase Quantitativa (RT-qPCR-Multiplex), utilizando oligonucleotídeos e sondas específicas para amplificar a região ORF2 do gene da proteína VP1 (Gotaq Probe 1-Step RTqPCR System, Promega), utilizando o equipamento BioRad CFX96.

Resultados e Conclusão

Das 556 amostras analisadas, 20,86% (116/556) foram positivas para NoV por técnica RT-qPCR. O genogrupo II foi o mais prevalente em 17,27% (96/556), seguido pelo genogrupo I em 2,34% (13/556). Foi identificada a presença simultânea dos dois genogrupos em 1,08% (6/556) dos casos. O valor médio do ciclo limiar (Ct) das amostras positivas foi de 20,997, evidenciando uma alta carga viral. A faixa etária mais afetada foi a de 15 a 59 anos, totalizando 12,59% (70/556) das amostras. A análise temporal das infecções revelou que nos meses de maio a agosto de 2022, aumentou o número de casos correspondendo a 15,11% (84/556) do total de indivíduos avaliados. Esta observação demostraria uma sazonalidade das gastroenterites associada aos meses de maior pluviosidade e/ou temperatura. Esses achados ressaltam a importância de alertar as autoridades sanitárias sobre a presença do vírus, associado à GEA nas diversas faixas etárias em Salvador, e reforçar o diagnóstico laboratorial para as possíveis causas, visando fortalecer um tratamento adequado.

Palavras-chave

Norovírus Humano, Gastroenterite Viral, Diagnóstico Laboratorial

Agradecimentos

ICS-UFBA. CAPES

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Silvana Oliveira Neves, Ively Paixão Santos, Beatriz Perez Vidal, Silvia Inês Sardi, Gubio Soraes Campos