Dados do Trabalho


Título

DOENÇA DE CHAGAS CRÔNICA: INQUÉRITO SOROEPIDEMIOLÓGICO EM COMUNIDADE QUILOMBOLA NO SUL DA BAHIA

Introdução

A doença de Chagas (DC) é uma condição infecciosa causada pelo Trypanosoma cruzi. Dados da OMS, estimam que haja no Brasil 4 milhões de infectados. Todavia, a maioria deles desconhece sua condição clínica, reduzindo lentamente sua qualidade de vida à medida que a doença progride.

Objetivo (s)

Determinar a prevalência da DC em indivíduos residentes em um assentamento rural localizado no Sul da Bahia, por meio de inquérito soroepidemiológico.

Material e Métodos

As amostras séricas de 217 indivíduos foram coletadas dos 251 residentes do Assentamento Zumbi dos Palmares (AZP), comunidade rural do município de Camamu, localizado no Baixo Sul da Bahia. O diagnóstico da DC foi realizado através de análise de classe latente, estabelecida a partir de ELISA indireto utilizando quatro antígenos recombinantes quiméricos do T. cruzi: IBMP-8.1, IBMP-8.2, IBMP-8.3 e IBMP-8.4.

Resultados e Conclusão

Do total de 217 amostras analisas, duas (0,9%) foram positivas para a DC, sendo observada positividade para os quatro antígenos quiméricos. Uma das amostras positivas foi proveniente de um agricultor de 65 anos de idade, portador de marcapasso, que já conhecia a sua condição sorológica desde a adolescência. Com história epidemiológica positiva para DC afirmou que, quando criança, morou em casa de taipa na presença de barbeiros com sua família no município de São Felipe-BA. O segundo caso positivo refere-se a um homem de 22 anos de idade, cuja história epidemiológica é desconhecida. O indivíduo negava conhecimento de sua condição clínica e sua mãe foi diagnosticada como negativa em nosso estudo, afastando transmissão foi congênita. Por se tratar de um agricultor que passa parte do ano em colheitas no Espírito Santo, não se sabe se a transmissão, caso vetorial, tenha ocorrido neste estado ou no assentamento onde nasceu na Bahia. Por se tratar de uma infecção silenciosa na maioria dos casos, inquéritos soroepidemiológicos são de extrema relevância na DC, pois possibilitam que os casos positivos sejam identificados e inseridos em linhas de cuidado na atenção primária em saúde. Apesar do AZP ser uma área de baixa prevalência (0,9%), dois casos foram identificados, um deles sem o conhecimento de sua condição clínica, o que permitiu o seu acompanhamento médico. Contudo, devido a perda de seguimento, informações adicionais sobre o seu estado de saúde e tratamento com drogas antiparasitárias não foram acessadas por nossa equipe.

Palavras-chave

Doença de Chagas, Inquérito soroepidemiológico, antígenos recombinantes

Agradecimentos

CNPq, CAPES, FAPESB

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Neci Matos Soares, Nilo Manoel Pereira Vieira Barreto, Marina Morena Brito Farias, Cíntia Lima Oliveira, Weslei Almeida Costa Araújo, Joelma Nascimento Souza, Márcia Cristina Aquino Teixeira, Daniel Dias Sampaio, Randrin Queiroz Viana Ferreira, Noilson Lázaro Sousa Gonçalves, Fred Luciano Neves Santos