Dados do Trabalho


Título

Síntese de nanocápsulas contendo óleo essencial de Lippia sidoides Cham. e avaliação da atividade larvicida frente a Aedes aegypti.

Introdução

As plantas produzem e armazenam uma série de compostos químicos via metabolismo secundário que desempenham importantes papéis para a sua sobrevivência no ambiente, a exemplo dos óleos essenciais (OEs). Lippia sidoides, popularmente conhecida como Alecrim pimenta, é uma planta arbustiva pertencente à família verbenaceae que se destaca quanto a sua atuação como larvicida, frente a diversos vetores, a exemplo de: Atta sexdens, Rhodnius prolixus e Aedes aegypti. Características como a alta volatilidade e sensibilidade à oxidação são fatores limitantes para a efetiva produção de um bioproduto a partir do OE de L. sidoides. O uso da nanotecnologia surge como estratégia para possibilitar a utilização de OE´s, por conferir ao produto, incremento do seu tempo de vida útil, proteção térmica e liberação controlada, contribuindo para a manutenção da sua bioatividade e do período de ação, além de possuir baixa ou nenhuma atividade tóxica.

Objetivo (s)

Este estudo visou realizar a produção e caracterização de nanocápsulas (NCs) de poli (ε-caprolactona) contendo OE de L. sidoides e avaliar sua ação larvicida frente Aedes aegypti.

Material e Métodos

. Foram produzidas nanocápsulas contendo OE de L.sidoides por nanoprecipitação. Foram realizadas análise do tamanho das partículas, potencial zeta e índice de polidispersão (PdI). Posteriormente avaliou-se a ação larvicida (10,100,1000 ppm´s) das NCs frente a larvas (3º estádio) de A.aegypti.

Resultados e Conclusão

As NCs produzidas apresentaram aspecto branco leitoso com distribuição monomodal, tamanho médio de 215,7 nm ± 2,54, PdI de 0,120 ± 0,013, e potencial zeta de -27,9 mV ± 0,64. Em adição, evidenciou-se atividade larvicida das NCs, uma vez que todos os insetos submetidos aos tratamentos demonstraram 100% de mortalidade das larvas de A.aegypti na primeira hora após a sua aplicação na concentração 100ppm´s, indicando o alto potencial larvicida da espécie.

Palavras-chave

óleos essenciais, nanopartículas poliméricas, Aedes aegypti.

Agradecimentos

Os autores agradecem a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ( CAPES) e ao Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE)

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado

Autores

Daiane Rodrigues dos Santos, Douglas Dourado, Gabriel Faierstein, Fábio Rocha Formiga, Rosângela Maria Rodrigues Barbosa