Dados do Trabalho


Título

TRIAGEM DE MOLÉCULAS NATURAIS INIBIDORAS DE CALPAÍNA COM POTENCIAL LEISHMANICIDA

Introdução

As leishmanioses são um complexo de doenças causadas por parasitas do gênero Leishmania. Apesar de afetarem milhões de pessoas em todo o mundo, as opções de fármacos para o tratamento dos doentes são limitadas. A identificação de moléculas ou compostos com atividade leishmanicida é, portanto, de grande relevância.

Objetivo (s)

Realizar a triagem in silico de novos inibidores naturais da calpaína de Leishmania sp. por meio da ancoragem molecular.

Material e Métodos

Para a modelagem molecular comparativa da calpaína de Leishmania sp. utilizou-se o software MODELLER v9.24. Os moldes Protein Data Base (PDBs) foram: 1TLO e 1MDW e 1ZCM. Os modelos produzidos foram posteriormente validados com uso do programa Procheck. A identificação do sítio de ligação do alvo foi realizada por meio do webserver Prosite, que indicou os resíduos aminoacídicos do sitio receptor. Para a ancoragem molecular, as moléculas de origem natural foram obtidas do banco de moléculas ZINC Database (187.119). Tanto o alvo molecular (calpaína) como os ligantes (moléculas naturais) foram preparados (flexibilização de ligantes, protonação, adição de hidrogênios e cargas de Kollman) com uso do programa Raccoon v2. O centro de caixa para ancoragem foi determinado no Autodock Tools com as dimensões 30 nm cúbicos. Para a ancoragem molecular em larga escala utilizou-se o programa Autodock Vina. O top 0.1% (200 moléculas) foi então selecionado para análise de biodisponibilidade. Sucedeu a classificação química dos ligantes (webserver NPClassifier v1.5) e a biodisponibilidade utilizando-se o webserver SwissADME, com o máximo de uma violação da regra de Lipinski.

Resultados e Conclusão

Os resíduos aminoacídicos CYS108, HIS289 e ASN311 foram definidos como o sítio ativo da calpaína de Leishmania sp., com centro da caixa situado em X=-13.754, Y=-4.979 e Z=9.495. Após ancoragem das 187.119 moléculas, as 200 com as melhores energia de ligação (-10,1 Kcal.mol-1 a -12,3 Kcal.mol-1) foram selecionadas para análise de biodisponibilidade. Atenderam aos critérios de biodisponibilidade 21 compostos: alcaloides (14), flavonoides (2), terpenos (3) e oligopeptídeos (2). Destes, 19 com predição de alta absorção gastrointestinal e 6 com permeação da barreira hematoencefálica. A triagem in silico de moléculas naturais inibidoras da calpaína de Leishmania sp. revelou 21 ligantes promissores para testes in vitro, pelo perfil de baixa toxicidade e natureza farmacológica viável.

Palavras-chave

Leishmania, Calpaína, docking, moléculas naturais

Agradecimentos

IEC/SVSA/MS e Edital 02/2021 MCTI/FINEP (aprovado).

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Autores

Camila Cristina Cardoso Gomes, Edivaldo Costa Sousa Júnior, Walter Souza Santos, Vinicius Pinto Costa Rocha, Milena Botelho Pereira Soares, Lourdes Maria Garcez